segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A estratégia de comunicação de Cavaco

Cavaco Silva decidiu este fim-de-semana preparar o anúncio da sua recandidatura e trabalhou muito bem.

Quando se tem algo de bom para dar aos meios é natural que todos queiram o exclusivo. Por isso, ou se opta pelo exclusivo ou se tenta agradar a todos. Cavaco conseguiu o mix, senão vejamos:

Correio da Manhã - sábado, seis páginas de vida íntima dele e de Maria nas suas raízes algarvias. Anunciado como exclusivo CM e primeira página. Objectivo preparado e atingido: chegar com proximidade ao povo. Jornal diário mais lido.

Expresso - Manchete com a condecoração do Papa Bento XVI como bom católico. Objectivo preparado e atigido: Jornal semanário mais lido e influente, elitista e notícia elaborada para agradar ao povo católico que defende mais um candidato por não gostar da sua postura em temas fracturantes.

DN - Sábado, editorial sobre o silêncio de cavaco e página inteira, preparada por Belém com a estratégia a seguir nos próximos tempos. Objectivo preparado e conseguido: não irritar o DN que não gosta de exclusivos do CM e estratégia para o país político que acompanha o DN.

Trabalho bem feito, em que a mão profissional terá sido de Fernando Lima. Pacheco Pereira não comentou a exposição de intimidades do inquilino de Belém nem reflectiu sobre a mão negra das agências de comunicação como costuma fazer estupidamente.

Nota importante: Público à margem. Jornal que desde a saída de José Manuel Fernandes tem perdido qualidade e influência. E na semana passada, na sexta-feira, mal editado. No internacional a notícia da troca de Fareed Zakharia da Newsweek para a Time e no mesmo jornal, no P2, exactamente a mesma notícia.

1 comentário:

  1. a página inteira "preparada por Belém", foi discutida e decidida e escrita apenas e só por editores e jornalista do DN: o resto são efabulações...

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