segunda-feira, 31 de maio de 2010

O papel da imprensa

Sugiro a leitura deste artigo sobre o papel da imprensa actual e no futuro.

domingo, 30 de maio de 2010

Presidenciais à direita

As eleições presidenciais deviam ser marcadas por um amplo debate sobre o papel de Portugal, com questões constitucionais e de regime à mistura.

Com ideias claras, programas bem definidos. Não apenas um duelo entre o bardo de Coimbra e a esfinge de Belém, com um médico mediático a decorar a corrida.

E acima de tudo, nas próximas presidenciais não deviam estar em jogo apenas dois gerontes. Duas pessoas de diferenças bem vincadas, de que não sou fâ, mas com mais de 70 anos.

Não acredito também que uma candidatura nasça como apenas um foco de ressentimento de sectores católicos conservadores, apesar de ter muita simpatia pessoal por António Bagão Félix.

Portugal precisa de definir bem o papel do Presidente da República, precisa de definir bem que Constituição quer. Precisa de definir a sua relação com o nosso universo natural que é a Lusofonia.

Nestas eleições gostava de ver outros protagonistas. Realistas, mas com discurso optimista e outra força vital. Diriam: mas seria um candidato para perder...

Talvez, mas se alguém avançasse com outro perfil não seria nunca nem perdedor nem ganhador. Estaria a fazer um serviço cívico e com bom discurso dar injecção de ânimo a Portugal.

Por isso, gerontes não, mas mais bons candidatos precisam-se. Até para atenuar a voz estridente de Alegre e o silêncio sem causas de Cavaco.

Nem poesia nem um contabilista. Apenas um optimista, com boa energia, mas realista acerca dos problemas que enfrentamos.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

«Acho que não»

Aí está Soares, o fixe, o da consciência, o grande político, que não perdoa traições e que não gosta de apoios forçados.

Mas também o de ego forte e que não quer deixar de ficar na nossa história.

Soares rompe com tudo o que se dizia e mete um travão num partido que se recentrou com Sócrates e temia perder o centro com o apoio forçado a Alegre, em quem a máquina de Sócrates não confia.

Bastou um «acho que não» quanto ao apoio a Alegre.

Soares volta a pôr questões de consciência no palco da política. Consciência essa que vinha faltando um pouco à nossa política. O velho leão continua sagaz e...com consciência.

Como comunicar bem

Para se comunicar bem, temos de conhecer bem os clientes que temos. Os seus objectivos, as suas necessidades, as suas ansiedades, os seus receios, as suas ambições.

Depois, temos de colocar os nossos serviços prontos a disparar, a exercer a sua influência para obter mais notícias, mais notoriedade, melhor reputação e mais negócios.

Com o SENSATION assim foi, aconselhámos um encontro dos seus responsáveis com um grande jornal espanhol, o ABC, e a Lusa espanhola EFE.

Resultado, já apanhadas mais de 40 notícias publicadas em Espanha em papel e on-line (e saírão mais) e já também na Globo e outros jornais brasileiros através do comunicado da EFE.

Outro caso, já anunciado por mim, amanhã lá estarei em Madrid, às 18h, para tratar de um assunto de outro cliente com a Llorente y Cuenca, que espero ser a sua agência em Espanha.

Era um desejo do meu cliente, uma ambição de crescimento em terras vizinhas e conto com uma das maiores agências de Espanha, agora parceira da Imago (essencial o Pedro Reis neste encontro), para que a sua notoriedade e reputação cresça ali e, naturalmente, surjam mais negócios.

Há quem goste de brincar com coisas sérias, eu prefiro trabalhar. E ainda por cima divirto-me com o que faço.

Oráculo Mourinho

«Qual a diferença entre Deus e Mourinho? Deus nunca se sentiu Mourinho»

Piada contada em Itália

terça-feira, 25 de maio de 2010

Portas e a crise económica

Acabei de almoçar no Hotel Tivoli, onde se realizou mais uma conferência do International Club of Portugal. Orador convidado: Paulo Portas.

Para lá da excelente relação que mantenho com ele, é um orador de primeira água, bem preparado e grande comunicador. Acrescento, excelente na criação de soundbytes.

Para lá de Carmona Rodrigues com quem já não falava desde Outubro e o novo Presidente da CIP entre outros, e alguns amigos, deixo sempre a nota que networking é isto. Networking não é conviver com a família.

Passemos ao que mais interessa: Paulo Portas percebeu que é ele que pode fazer a diferença face ao acordo entre PS e PSD. É ele que já está na primeira linha contra o aumento de impostos se não lhe disserem como está a produtividade e se não alterarem «o modelo de crescimento, igual em 2010 a 1970, assente no betão».

Paulo Portas deixou bem claro que os sinais de crise já cá estavam, esclarecendo que essa crise «é como um vírus que se aloja num corpo, e isso só acontece se ele estiver vulnerável».

Deu um exemplo demolidor: Zapatero foi ao parlamento à 10 dias dar explicações, Sócrates ainda não explicou na AR quais as medidas para as pequenas e médias empresas.

E rematou bem. «Não há empregos sem empresas» e «não há nação que ultrapasse a crise sem vontade de trabalhar».

Portas percebeu ainda melhor que neste pacto PS/PSD, o CDS vai galgar o descontentamento popular.

LOST

Era um fanático de Lost. Foram seis anos a acompanhar uma das séries mais inovadoras em televisão e que mais fâs, discyssões, teorias conseguiu reunir no mundo.

Lost para mim sempre foi uma velha batalha entre o Bem e o Mal, revisitando outros clássicos, recheada de diversas referências mitológicas e do universo da cultura actual.

A cada ano havia reviravoltas sobre o Bem e o Mal, faziam-se novos jogos, entravam mais personagens. Locke e Ben os mais fascinantes pela pretensa maldade, Jack e Kate pela bondade.

Pela primeira vez em Portugal um final de série foi transmitido em directo ao mesmo tempo dos EUA. Houve quem ficasse com olheiras para ver esse final aguardado às 5 da manhã.

Eu ainda não vi, mas esta 6a temporada estava a tornar-se uma decepção e cheirava-me a decepção completa. Pelas reacções globais o clima é de decepção. É uma pena.

Temos de aguardar por outras séries. Flashforward já foi cancelado e entrou em roda livre, 24 perdeu fulgor com os anos, os CSI estão cansativos, mantenho a magnífica Mentes Criminosas, quero ver Caprica (tenho grande expectativa), aguardo agora a terceira temporada de Damages - Sem Escrúpulos e a segunda de Fringe que promete ser fascinante.

Mas as séries de televisão que tiraram força ao cinema actual pela sua qualidade, com este final fraco de Lost podem perder também fulgor.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Youngnetwork no Porto

Queria desejar felicidades a este novo passo, a uma instituição que muito prezo, onde me trataram bem e a quem agradeci, perante muitos quadros dessa empresa, no lançamento da agência que lidero.

A YN arranca para o Porto e é uma expansão legítima e normal no mercado. Para muitos ex-colegas que náo sabem e para o mercado em geral, as últimas duas vezes que falei com quem chefia a YN, por sms, foi, a última, a desejar as melhoras de um problema de pele e a penúltima também a desejar felicidades.

Reproduzo o sms que enviei à dita criatura no dia 7 de Julho de 2009, às 9h 39 min e 15 segundos, era sobre a notícia que li da entrada da YN em Angola: «Boa lança em África. Felicidades».

Oráculo (43)

«Aquele que faz e promove o bem cultiva o seu próprio êxito»

Provérbio chinês

domingo, 23 de maio de 2010

M - de Mourinho e Moratti

Ontem uma jornada gloriosa, em Madrid, de Milito, Mourinho e Moratti.

Sobre Mourinho tenho muito pouco a acrescentar. Sou um enorme fâ dele e sempre o quis no Sporting desde os tempos do Benfica. É um tipo genial.

Na semana passada, durante o último jogo para o campeonato, estava a terminar de ler o último livro de Luís Lourenço sobre Mourinho.

Isabel Vaz, do Espírito Santo saúde, autora do prefácio, citando Eleanor Doan diz «não podemos despertar fogo em qualquer outro coração se o nosso próprio coração não estiver a arder».

E meus amigos o coração e alma de Mourinho estão sempre on fire, algo típico dos líderes mas nunca dos chefes. A diferença entre quem lidera e quem manda.

E no mesmo texto escreve-se «a verdadeira medida da liderança é a influência que se é capaz de exercer sobre os outros». A influência de Mourinho, por onde passa, está á vista.

Mas quero deixar uma palavra sobre uma das personagens que mais admiro no futebol, Massimo Moratti. Que grande presidente, que grande amor pelo seu clube, onde exerce o poder sem remuneração e a investir centenas de milhões de euros em jogadores de luxo para concretizar o seu sonho.

Magníficas sempre as imagens de Moratti, um gentleman, a ver as partidas da sua paixão, o Inter. Um amor que qualquer mulher gostaria de sentir.

Aquela foto Mourinho e Moratti abraçados será imortal A vida, o futebol, é um campo bélico, mas também de paixões nobres. A minha vénia a Moratti e a Mourinho.

Boa iniciativa

Ainda não tinha dado uma força ao Rodrigo por esta boa inicitiva dele.

Juntar os profissionais de PR num convívio salutar e descomprometido, em que todos se podem conhecer um pouco melhor e descontrair do trabalho é muito simpático.

Lá estarei e divulgo aqui para outros que ainda não tenham conhecimento se possam associar.

A novidade é que já alguém lhe transmitiu que, se houver novo encontro em Julho, um espaço também ali de cara colada ao rio, e de grande qualidade, se ofereceu para receber este evento. O que é um sinal excelente para esta iniciativa.

sábado, 22 de maio de 2010

Oráculo (42)

«As mulheres são as melhores psicanalistas até se apaixonarem, depois disso, as melhores pacientes»

in A Casa Encantada, de Alfred Hitchcock

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Imago + Llorente y Cuenca

Boa análise do António Marques Mendes sobre esta parceria Imago/Llorente y Cuenca aqui. E acredito que vai ser mesmo uma excelente parceria, não aquelas que alguns gostam de anunciar com consultoras internacionais com parcos resultados.

Engraçado foi que ontem quando me dirigia para um almoço no À Margem, encontro o Pedro Reis com os novos parceiros espanhóis pois estavam no Altis Belém. Cavalheiro como sempre apresentou-me e mais tarde ao Carlos de Matos e á Madalena.

Com os espanhóis falámos um bocadinho de comunicação política que também é uma área que esta poderosa consultora espanhola aposta.

A minha novidade é que dia 27 estarei em Madrid e terei muito gosto, já com o conhecimento da Imago e do Pedro, que um cliente meu em Espanha assine pela Llorente y Cuenca, se chegarmos a acordo, naturalmente, e se eles estiverem interessados.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Acertei nos Prémios da Meios e duas notas

Ontem arrisquei nos vencedores dos Prémios Meios & Publicidade, aqui. E acertei.

Para lá dos parabéns antecipados que já dei, queria saudar também todos os vencedores em todas as categorias. Uma palavra, pela performance, ao Pedro Rodrigues da Desafio Global.

E deixo mais duas notas, uma positiva e negativa, sobre o sector na gala de ontem.

Foi bonito de ver o António Cunha Vaz dar uma palavra ao outro nomeado para figura da Comunicação, o Pedro Reis, pelo trabalho realizado com a Imago e como ela voltou a dar que falar.

Nota negativa pela piada, que não teve graça nenhuma, sobre Luís Paixão Martins (que a Meios escolheu para figura da comunicação da década) e o seu filho João.

Agora, preparem-se porque vêm aí os Prémios Reputação numa parceria entre a Apecom e a Meios & Publicidade. Será importante também.

Previsões de vencedores para os prémios da Meios

Deixo nas duas áreas da comunicação as minhas previsões para vencedores dos Prémios.

Melhor agência: Lift

Figura da Comunicação: António Cunha Vaz

Deixo os parabéns antecipados à agência, ao salvador da Cunha e à sua equipa e também ao António Cunha Vaz.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O prometido: Prémios Meios & Publicidade

Os meus amigos vão-me perdoar mas este post será um bocadinho maior, mas há algumas coisas a dizer, até porque ainda não tinha comentado os Prémios Meios e Publicidade.

1 Tenho muito respeito pelo trabalho de todos os jornalistas da Meios & Publicidade. E considero a Meios uma revista indispensável para todos os segmentos do mercado de comunicação.

2 Não tenho qualquer motivo de queixa da Meios & Publicidade, o procedimento e o trabalho tem sido impecável, em termos pessoais e empresariais, e do meu lado acho que tem sido também correctíssima a minha relação. Nunca me furtei a ajudar no que pudesse, dentro das minhas possibilidades e das solicitações que tinha.

3 Fui várias vezes convidado para estar presente nos Prémios, e o ano passado estive, mas não o poderei fazer este ano. Até porque não concordo com algumas nomeações e ausências. E entendo que não posso credibilizar alguns nomeados que não a merecem com a minha presença.

4 Depois, uma lamentável entrevista na sexta-feira ofendeu-me, a mim e a outros que estão a trabalhar de forma séria, honesta e profissional. Com clientes, com os pés assentes no chão e não a sobreviver de apostas miríficas. Não costumo levar desaforos para casa e não os permito a ninguém (à excepção de uma criatura que ainda hoje não percebeu o que se passou...), nem mesmo a Sua Santidade.

5 Vamos aos Prémios e o porquê de eu ter falado em FARSA, o que irritou algumas pessoas. Meus amigos aqui quem vota são os assinantes. E dirão: fantástico. O problema é que como todos sabem no mercado a FARSA, não é da Meios – que aproveita naturalmente a oportunidade em termos financeiros - é dos que se transformam em grossistas de assinaturas e compram resmas das mesmas para ganhar um prémio. Há um ano atrás, um contabilista dizia-me que para ganhar os Prémios da Meios bastava investir 12 mil euros, eu não sei se é verdade, até porque não sou especialista em contabilidade, para ganhar um prémio e o quão arrependido estava de não o fazer antes.

6 E meus amigos fica bem explicada a farsa. Porque uma coisa são as nomeações, que são válidas pois devem ter critérios da redacção, outra a FARSA que constitui dois ou três maduros decidirem os prémios por comprarem mais assinaturas dentro dos seus interesses do momento. No meu entender, é brincar com quem trabalha. Assim, naturalmente fica sempre a pergunta, porque é que ganham? Por mérito ou porque investem umas massas naquilo? Acho que nem os que ganham ficam satisfeitos com esta situação, mas enfim cada um sabe de si e Deus sabe de todos...

7 Não me venham os habituais dizer, ele está a dizer isto porque não foi nomeado. Pois é, é uma pena mas este ano pela primeira vez, penso, não há nomeação para novas agências nem para novos lançamentos nos media. E as pessoas podiam estranhar não é. Mas mais grave é o conteúdo da entrevista de sexta-feira, ou então terá de ser melhor esclarecida.

8 Para mim são importantes Prémios. De reconhecimento, de estímulo, de esperança, de carreira. E respeito-os. Mas que sejam mais representativos de cada sector. Por exemplo, aqui a APECOM devia ter uma palavra a dizer no que toca a Prémios de Conselho em Comunicação, é uma proposta construtiva.

9 Agora vamos aos nomeados para que tenho legitimidade para comentar. Não falo de chaminés, não percebo nada de chaminés, por isso só comentarei a área da comunicação.
Para melhor agência de comunicação estão BAN, LIFT, Cunha Vaz & Associados e LPM. Legítima escolha. Registo a saída previsível da YoungNetwork e a da GCI. Mas contesto a não inclusão da Imago, aliás a sua face mais visível, o Pedro Reis, foi nomeado para figura do ano, então não se percebe.

10 Para figuras de comunicação do ano, duas pessoas. António Cunha Vaz e Pedro Reis. No primeiro caso, para lá do lado politicamente correcto pois a Meios nomeou muito justamente Luis Paixão Martins a figura da década da comunicação, e esta pode ser vista como uma compensação, realce-se o trabalho em solo africano que realizou. O Pedro Reis é uma esperança e um sinal de optimismo e dinamismo para o mercado e fez crescer de novo, com o contributo dos seus parceiros, a Imago.

11. Desejo uma boa gala e que todos se divirtam (a música estava boa o ano passado). E por viver uma fase na vida de grande inspiração e tranquilidade gostava de dar algumas sugestões construtivas à Meios.
a) Poder haver limitaçóes de assinaturas em determinadas moradas ou empresas parceiras. Tipo como o PSD que acabou com as residências com 27 militantes. Seria que havia famílias tão grandes?
b) entidades independentes a controlar o registo final de votos para que houvesse secretismo mesmo e os vencedores não andassem a anunciar a vitória um dia antes dos prémios, o que obrigaria a comparecer, evitando que os derrotados ficassem em casa.
c)o regresso dos prémios que este ano não existiram. Com motivos de queixa a Special One (mas no hard feelings) a Next Power e I e TVI24 nos media. Sem esquecer que estes prémios são importantes porque são um estímulo na fase de arranque, mas prefiro ficar no ano em que não houve prémio. Assim, mantenho as teorias de conspiração...
d) não abusem da stand up comedy que já enjoa nos Prémios.
e) dar mais glamour com o prémio mais bem vestidos da noite.

terça-feira, 18 de maio de 2010

A farsa da Meios & Publicidade

Amanhã vou escrever mesmo sobre essa mega-farsa, esse negócio feito à conta dos grossistas que compram assinaturas, chamada Prémios Meios e Publicidade.

E hoje digo que felizmente que não houve nomeação de Prémios para melhor Nova Agência de Comunicação (onde a Special One e a Next Power deviam estar) como não houve de melhor novo lançamento de media (e havia o I e a TVI24).

É que não credibilizo quem não tem credibilidade.

Cavaco e a comunicação: O sossego e a ameaça

Nunca fui fã de Cavaco Silva, mas há anos que é dos políticos que melhor lida com a comunicação e melhor controla a sua agenda dentro da sua estratégia esfíngica e insondável.

Ontem, foi menos insondável. Cavaco Silva, ontem, apenas realçou uma coisa: será candidato à Presidência da República, o que muitos esperavam, naturalmente, mas alguns duvidavam por via de certas histórias ligadas à sua saúde que circulam nos mentideros.

Ontem, para lá de ter sossegado as consciências dos seus apoiantes mais conservadores, pois a aprovação do casamento dos homossexuais não é pacífica nessa esfera, ainda acrescentou outra coisa.

Cavaco avisou o Governo: até à sua reeleição, Sócrates não encontrará hostilidade de Belém. Apesar das barulhentas chamadas de atenção de Cavaco para a crise em que vivemos e da péssima situação da nossa economia, o PS terá tranquilidade para enfrentar os problemas.

Depois da sua reeleição, Cavaco deixou tudo explícito: Sócrates tem a cabeça a prémio.

Foi fantástica a mensagem: o sossego dos seus apoiantes conservadores e a tranquilização dos portugueses de que Belém está atento; e a ameaça velada que Sócrates tem um tempo determinado para debelar a crise.

PS: se não sou fâ de Cavaco, ainda menos sou de Manuel Alegre. Em Portugal não estamos em tempo de poetas.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Era melhor estar calado - nota ao mercado

Há gente que ocupa cargos de direcção sem nada de relevante para dizer.

Remédio para isso: estar calado.

Costumo dizer, no meu caso, que não falo sobre chaminés. Apenas porque não percebo nada de chaminés.

Que bom seria se certas pessoas não dissessem disparates, por ignorãncia ou desconhecimento.

A força das redes sociais

Um bom exemplo da força das redes sociais é ilustrado por uma notícia da Veja.

A Vivo, operadora de telecomunicações, investiu 70 milhões de reais em publicidade no campeonato do mundo de futebol de 2006. Desta vez gastará apenas 40 milhões.

A Vivo trocou o investimento em televisão pelas redes sociais, que considera mais eficazes. E fará toda a sua estratégia só para estes utilizadores.

Não esquecer que o Brasil tem o maior número de utilizadores de redes sociais, fortíssimo Orkut, Facebook e Twitter.

PS: e con estas coisas, ainda não tive tempo de comentar os prémios da Meios nem os que investem muito dinheiro em assinaturas para ter nos armazéns, para depois votarem neles próprios.

domingo, 16 de maio de 2010

O Oito

Houve quem arriscasse que fosse uma biografia de Napoleão, mas por acaso não, pois estou a ler das Edições 70 uma biografia de Bismarck, de A.J.P.Taylor.

O que fui semeando durante a semana é apenas o livro que muita gente vai levar para ler no Verão, O Oito.

Katherine Neville escreveu-o em 1988, ela foi vice-presidente do Bank of America e especialista em gestão de empresas, e este livro é um precursor dos sucessos de dan Brown, mas na minha opinião muito melhor e menos fantasioso.

Este livro, a chave é o xadrez. A matémática, A música. mas sempre o xadrez.

E envolve Catarina a Grande, Frederico da prússia, bach, Voltaire, Rousseau, Casanova, toda a Revolução Francesa, Napoleão e tantas outras figuras importantes da história a começar por Carlos Magno. Córsega, Paris, Estados Unidos, Argélia.

São mais 600 páginas de pura diversão e alguma cultura. Descubram o segredo das peças do xadrez de Montglane, é uma edição da Porto Editora.

Oráculo (41)

«Tenho pressentimento de que um dia esta pequena ilha surpreenderá a Europa»

Jean-Jacques Rousseau sobre a Córsega

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Oráculo (40)

«De todos os grandes profetas da história, Moisés, João Baptista, zaratustra, Cristo, maomé foi o único que travou realmente uma guerra»

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Marca Lisboa

O concurso para a Marca Lisboa tem sido muito contestado, nomeadamente por Pedro Bidarra, nomeadamente no seu artigo no I e que a Briefing já reproduziu.

Os meus amigos da publicidade dizem-me que as empresas chamadas a concurso foram a BBZ, BBDO, OGILVY, MCCANN e LINTAS. Estranho a ausência da Euro RSCG a agência mais próxima de determinada agência de comunicação.

Vamos ver o que dá o concurso.

PS: e ainda não comentei os prémios Meios & Publicidade. Até agora, para lá do PiaR e do Buzzófias, só uma criatura os comentou...

Oráculo (39)

«Eu acredito sempre nas profecias místicas quando estas complementam os meus desejos»

Atribuída a Catarina, a Grande, a Czarina de todas as Rússias

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Paz no mercado

Isto deve ser do Papa, mas anda tudo muito tranquilo.

Para a semana deve haver novidades...

Oráculo (38)

«Devemos sempre posicionar-nos de modo a poder decidir entre duas alternativas»

Talleyrand

PS: Continuo o jogo, ontem 4 leitores tentaram a sorte, mas não acertaram sobre de que livro estou a tirar estas frases. Deixo uma pista: foi publicado recentemente em Portugal, mas tem mais de 20 anos.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Visita do Papa

Concordo com tudo o que diz aqui o Rodrigo, mas acrescento mais umas coisas:

.João Paulo II é um Papa marcante, Ratzinger será um rodapé

.Relativamente a Portugal, João Paulo II sempre teve uma devoção especial por Nossa Senhora de Fátima

.O atentado que João Paulo II sofreu no início do Pontificado, pelas mãos de Ali Agca reforçou a devoção dos fieis

.João paulo II foi um arauto e executor de uma revolução política que derrubou uma cortina de ferro e levou à queda do Muro de berlim, Ratzinger não tem essa apetência

.JP II foi um homem de multidões, Bento XVI de gabinete

.JP II não passou pelos ataques sobre pedofilia que ratzinger tem sofrido

.Como diz hoje o I, JP II era um «furacão», ratzinger um homem «educado e tímido»

.JP II beijava o solo que pisava quando aterrava (grande acto de marketing), Ratzinger esconde-se e tem sorrisos contidos

NOTA importante: não sabia que havia tantos devotos, especialmente a um dia de semana, o que é sempre conveniente. E também é conveniente estar cá o Papa, hoje mandei um casal amigo que me estava a chatear ir juntar-se á serenata que vão fazer a Sua Santidade na Nunciatura, à noite.

Oráculo (37) *

«A táctica consiste em saber o que fazer quando há algo para fazer. A estratégia consiste em saber o que fazer quando não há nada a fazer»

Savielly Tartakover

* Esta semana será especial para mim. E faço um jogo. Por isso, porque todos gostam de enigmas, vou deixar uma frase diária sobre um dos livros que estou a ler. No domingo revelo qual é. O primeiro que me mandar mensagem privada para o facebook e acertar eu ofereço um livro.

sábado, 8 de maio de 2010

Oráculo (36)

«Nós mandamos no mundo e as nossas mulheres mandam em nós»

Catão

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Imago ganha prémio da Marketeer

A Imago, liderada pelo Pedro Reis, ganhou o prémio de melhor agência de comunicação do ano da Marketeer.

É um prémio justo pelo trabalho desenvolvido. E que é naturalmente de toda a equipa e dos seus accionistas que são conhecidos.

A Imago trabalhou bem e continua a trabalhar. No dia 11 de janeiro, para quem não se lembra considerei o Pedro Reis a figura da comunicação do ano. Pode reler aqui e fiz algumas considerações sobre ele e um balanço do ano.

Acrescento mais agora. Para lá da amizade, no seu trabalho diário, e dando o exemplo do desenvolvido com a Camargo Correia na luta pela Cimpor, o Pedro tem-se portado quase como um «board advisor» dos clientes que representa.

O que é uma mais valia, pois para quem não se lembra, ele foi considerado, na década de 90, como um dos empresários do ano pela ANJE (Associação Nacional dos Jovens Empresários).

Para lá disso, é um cavalheiro, portando-se como um magnífico embaixador da marca Imago. E auguro muitas conquistas mais no futuro.

PS: e ainda não tive oportunidade de escrever sobre os prémios da Meios & Publicidade. Deixo apenas uma nota muito relevante: a Imago não foi nomeada para melhor agência do ano, não percebo porquê, sobretudo quando o Pedro Reis foi nomeado personalidade da comunicação. São as tais coisas...

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O Fakebook *

Tenho pena que o Telmo não escreva mais, porque faz grandes textos. Este sobre o "Fakebook" é muito bom.

Eu já escrevi há uns tempos a minha opinião sobre o Facebook e foi muito comentado. e eu até gosto do facebook, até o seu lado "reality show" eu aprecio e divirto-me imenso.

E concordo. Há muita gente solitária para quem o FB é realmente uma boa companhia, mas também é campo para maluquinhos e para isso que o Telmo descreve.

Gente que passa o tempo a colocar músicas, discursos, opiniões, causas, arte, tudo politicamente correcto, para agradar a todos para terem uma palmadinha nas costas.

Gente que dá parabéns sem conhecer as pessoas e até mandam beijos a agradecer a lembrança. Gente que descobre que tem opinião também é um campo interessante.

Mas eu continuo a gostar, para já, do facebook.

PS: ainda não tive oportunidade de escrever sobre os Prémios da Meios & Publicidade, espero ter tempo.

*A estrela é porque este título é do telmo carrapa.

Humor na política e Bin Laden

Parece que afinal Bin Laden está em Washington. Aqui

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Comunicação com humor

Na comunicação, para lá da necessidade de conhecimento do mundo e do que por aqui se passa, também é bom haver humor.

Ontem, até para me continuar a divertir, uma pessoa que muito prezo contou-me a seguinte anedota que é bem típica da situação que hoje se vive.

Um português,
um espanhol e
um grego
decidem ir às "meninas"...
Quem paga?
....a Merkel.

...e eu respondo a João Tocha

Caro João Tocha, tenho todo o gosto em falar consigo quando quiser, aliás, ainda há pouco tempo, durante um almoço no Ritz, um amigo comum, o LP, falava nessa possibilidade e da minha parte mostrei disponibilidade. Vamos a contas...

1.Levo 15 anos de comunicação e também não tenho o prazer de conhecer o Senhor. Sempre me foi elogiado o seu profissionalismo e nada me move contra si. Não sei se reparou, mas neste blog já fiz duas menções honrosas ao SEU trabalho.

2.Vejo que temos duas coisas em comum: eu tenho muitos defeitos, mas não sou mentiroso; e outra característica é que não sou invejoso. Acho que é bom. Não sei se lê o meu blog (parece que sim), mas vá, sff, espreitar em Dezembro e vê que desejo sucesso a TODAS as agências de comunicação.

3.A minha postura no mercado, com uma excepção muito justificada, é a de bom relacionamento com todos os players. Tenho a minha agenda própria e é natural que por vezes algumas pessoas não gostem, mas sigo o meu caminho trabalhando honestamente, com algum talento e com muita TRANSPARÊNCIA, odeio métodos pouco ortodoxos e regras do jogo que só favorecem uns.

4.Quanto à minha energia não se preocupe. Há uma pessoa de que o Senhor falou numa entrevista – que não o conhece de lado nenhum – que dizia umas vezes: «o Calafate adora o cheiro da pólvora». Logo, há certas coisas que me dão imensa energia. Lutar contra a falta de transparência é uma delas.

5.Gostei muito da sua resposta, mas confesso que continuo sem a perceber. Foi por causa dos seus accionistas? É que não os revelou.
6.Peço-lhe o seguinte: diga aos seus amigos que não me enviem mensagens com ameaças (?). A si tenho a certeza que nunca belisquei o seu profissionalismo, logo, não me incomodem que só me fazem rir. Isto do Governo não gostar dos meus posts estou-me marimbando.

7.Estou atento. Sobretudo aos meus clientes e a algumas acções sobre pessoas amigas.

8.Para terminar, agora que me falta uma semana para passar do fim da juventude para a entrada na velhice, sabendo que é mais velho que eu, e dizem-me que bastante tímido, dou-lhe um conselho: aprenda a rir-se de si próprio, não se leve tão a sério. Vai-se descontrair muito mais e levar a vida com muito mais tranquilidade. Cumprimentos e, já agora...quem são os seus accionistas?

João Tocha responde...

Vejo agora que João Tocha deixou um comentário num dos últimos posts, como acho significativa a sua resposta decidi colocá-la aqui.

Fico satisfeito com o sucesso das empresas do meu sector. Não alimento mentiras, invejas ou má-lingua. Quando tenho algo a dizer a alguém digo-o olhos nos olhos. No meu passado profissional, de mais de 20 anos a trabalhar com as maiores empresas nacionais e internacionais e depois na comunicação política nunca utilizei métodos pouco ortodoxos para atingir os meus objectivos. Assim, a este Senhor, que não tenho prazer de conhecer, deixo o meu número de telemóvel para que me coloque directamente as questões e dúvidas que tenha:.......... Já agora, nunca duvide de nenhuma afirmação minha. Mal seria que eu dissesse algo publicamente que não pudesse provar.
Já agora, não perca energia comigo, é menos tempo que tem para os seus clientes.
João Tocha (F5C)

PS: Decidi retirar apenas o número de telemóvel dele, que amavelmente me disponibilizou, para não o publicitar. Irei enviar mensagem por sms e responderei já a seguir...

terça-feira, 4 de maio de 2010

Ameaça (?)

Às 15.41 recebi uma mensagem que dizia o seguinte: «no Governo não estão nada a gostar destes seus posts».

Como não percebi se era ameaça, sugiro que mandem outro sms a esclarecer. Quanto ao resto, não percebo porque é que no Governo não gostam dos meus posts.

Terá sido pela sondagem que publiquei na quinta-feira e que antecipou a saída da mesma em um dia pela TSF/DE com o avanço do PSD? Ou será apenas pelo post anterior a este?

Conquista de Tocha

Mais uma bela conquista da agência de João Tocha e dos seus accionistas.

Já agora...quem são os accionistas?

segunda-feira, 3 de maio de 2010

«Saíram à frente»

Vejo por aqui, e aconselho que leiam o seu link do António Marques Mendes no On PR que é uma bela homenagem, que partiram mais cedo dois colegas de profissão.

Ás famílias e amigos as condolências pessoais e da Special One.

Dia da Liberdade de Imprensa

Comemora-se hoje o dia da liberdade de imprensa. Imprensa livre é sinónimo de mais democracia e de uma sociedade mais esclarecida.

Importa referir que, em Portugal, tem sido um triste espectáculo este do caso PT/TVI no parlamento. E a prova de uma sociedade de poderes obscuros que interfere na liberdade de imprensa, tanto pelo controlo do Estado, bem como da colocação de peões amigos na comunicação social.

Para o conselho em comunicação a imprensa é um parceiro fundamental e por isso deixo este artigo que serve para homenagear os que são mortos quando desempenham o seu trabalho, que é um trabalho nobre.

Optimismo

Portugal atravessa um momento extremamente difícil, todos o sabemos. Mas como temos pouca energia positiva, fruto da nossa dependência do fado, rapidamente se abate sobre nós o pessimismo.

E há uma realidade irrefutável. O pessimismo traz mais pessimismo. É preciso saber dar a volta. Ter outra ambição e puxar pelo melhor de nós. E como é que as agências de comunicação podem ajudar?

Em primeiro lugar as agências têm de continuar o seu trabalho de promoção e reputação dos seus clientes, mas, dentro do realismo que nos deve nortear, manter um discurso optimista.

Não só junto dos clientes mas também nas outras conversas privadas. Ser mais positivo e menos fatalista. Acho que temos essa obrigação.

domingo, 2 de maio de 2010

Oráculo (35)

«Por mim um único homem vale por 10 mil, se ele for o melhor»

Heráclito

sábado, 1 de maio de 2010

Influência

Ao publicar a sondagem que dava pela primeira vez o PSD à frente do PS, na quinta-feira, depois de perguntar se o podia fazer a quem me deu a informação, sabia que isso seria notícia.

Fiquei a saber pelo blog de vários excelentes profissionais de rádio, o Correio Preto, e pelo post da Susana Barros, da Antena 1, que o Diário Económico e a TSF tiveram que antecipar a divulgação da mesma por causa do meu post.