segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A entrevista de Godinho Lopes e Jesualdo

Volto a referir para não haver dúvidas: não tenho nada contra Godinho Lopes, sempre foi educado comigo e eu com ele, agora o actual presidente pode ser um bom empresário, mas não tem jeito para ser presidente do Sporting.

A entrevista de ontem à RTP-Informação foi um erro, continuou a exibir as suas fragilidades de liderança, mostrou ser mais uma vez especialista em "flic-flacs", um débil comunicador. Ontem, no meu mural no facebook comentei desta maneira: «o presidente é fraco, o rui oliveira e costa é ridículo. É uma imagem deplorável que o Sporting ostenta nos dias de hoje. É um erro total esta entrevista, o discurso é miserável e "ilusionista"». Neste post vou destapar mais essas fragilidades, comentando o que Godinho Lopes disse, seguindo-se de umas breves palavras sobre Jesualdo Ferreira.

. «Jesualdo será treinador de todos os treinadores». GL não pode dizer isto, nenhum manager ou director desportivo no mundo é treinador de treinadores. Se Vercauteren compreendesse português, apresentaria logo a demissão pois quem é o treinador é ele. Assim, cheira-me que até ao fim de Janeiro, teremos Jesualdo no banco.

. «Estamos a 6 pontos da Europa». Pois sim, e estamos a menos de descer de divisão na pior época de sempre. E mais grave: Godinho e Vercauteren estabeleceram como objectivo a Liga dos Campeões como todos bem ouvimos. Agora GL baixa as expectativas para objectivos que habitualmente têm o Marítimo ou o Vitória de Guimarães. Este presidente não compreende a grandeza do Sporting e contribui para a bipolarização artificial que os media estão a construir, com o apagamento da nossa força e história.

. «Presidente da Liga não me respondeu». Já sabíamos que Vieira não lhe tinha respondido e agora sabemos que o presidente da Liga não responde ao melhor e maior clube português. Se GL fosse um líder temiam-no. Mas como não é, nem lhe passam cartão. isto é aceitável num presidente do Sporting? Não, não é, meus amigos.

. «O Sporting precisa de 5 milhões por mês». Desculpem mas há coisas que não se dizem. Foi pungente a exibição da fragilidade financeira do clube e reconheceu que nenhum investidor mete dinheiro «num manicómio». Mas quem é o presidente do manicómio? Ainda julgo que é ele. E não respondeu à pergunta do aumento do passivo acima de 100 milhões que o jornalista fez, citando Pedro Baltazar. Se a gestão desportiva é medíocre, a financeira não lhe fica atrás.

. «Prefiro falar do futuro». Não vislumbrei futuro nenhum e percebemos que o passado é incómodo para ele. Mas é no passado que está evidente a errãncia da sua presidência, com a saída dos seus trunfos eleitorais da direcção e do futebol e nas mudanças sucessivas no dito projecto.

. «Investimento foi fase de transição até se integrarem os jogadores da B». Portanto, gastámos 50 milhões de euros em jogadores para uma fase de transição? Quem é o responsável pela aquisição dos jogadores? Quem é o presidente da SAD?

. «Cem médicos com opinião». Podia ter escolhido outra profissão para não melindrar Eduardo Barroso. O problema de GL é que dos 100 médicos só ernesto Ferreira da Silva e o ridículo Rui Oliveira e Costa dizem bem dele. Há 98 líderes de opinião que dizem mal dele e da sua presidência. Essses já perceberam que GL conseguiu com a sua má presidência, a UNIÃO de que tanto fala dos sportinguistas contra ele.

Sobre Jesualdo Ferreira: não sei se é competente para manager. Sabe de futebol, tem o cheiro da relva, mas é um treinador de campo. Alguns elogiam a escolha, por sinal os que não são sportinguistas aplaudem, mas o universo da massa adepta do clube não gosta de Jesualdo Ferreira. E basta ler a entrevista dele, hoje, ao Jogo, para se perceber que vem para mandar e fazer o que lhe apetece. Quase me apetece dizer de antemão que não vai ficar muito tempo em Alvalade.

Por isso, termino, já vai longo, que não vislumbro nada de bom em mais esta mudança de Godinho Lopes. E cresce-me o sentimento que ele perdeu a noção do ridículo. O problema do Sporting, como ficou bem patenteado na entrevista, é Godinho Lopes.  Só ele o pode resolver. Saindo.

Sem comentários:

Enviar um comentário