domingo, 16 de outubro de 2016

Sugestões para a semana

Livros

"Bíblia", Frederico Lourenço, Quetzal, 412 páginas. É um dos acontecimentos literários do ano a tradução do grego do livro sagrado dos católicos. O primeiro volume dado à estampa é o Novo Testamento. O autor tem dado inúmeros contributos valiosos para a língua portuguesa este é mais um.

"Homens Bons", Arturo Perez-Reverte, Asa, 512 pág. O autor construiu este livro no estilo de D. Quixote, li numa entrevista. Mas esta caminhada de Madrid a Paris, em tempo das Luzes, para trazer os  28 volumes da Enciclopédia, o livro dos livros do Iluminismo não é um dos seus melhores livros. Tirando a saga da personagem criada por ele do Capitão Alastriste, que não acompanho, já li todos os livros do autor murciano e continuo a considerar "O Assédio", "O Tango da Velha Guarda" e "O Pintor de Batalhas" como as suas obras superlativas, as quais recomendo.

Cinema

Em casa, vejam o classicismo de Steven Spielberg em "A Ponte dos Espiões", TVC1, sexta, 21.30h, mas sobretudo dois grandes actores em acção Tom Hanks e Mark Rylance com um papelão que lhe deu Oscar de actor secundário no ano passado.
"Os Profissionais da Crise", hoje TVC1, 21.30h. Recomendo-o não por ser um grande filme, que não é, mas porque é sobre comunicação, sobre uma campanha política e tem alguns apontamentos engraçados. Com a Sandra Bullock no papel de "marqueteira" e Joaquim de Almeida como candidato.
Em sala, esta semana o grande acontecimento é na quarta, dia 19, às 21.30h  na Cinemateca, com a cópia restaurada de "Tristana". Um sublime exercício sobre as perversões e os comportamentos espanhois como só a genialidade de Luis Buñuel conseguia sublinhar. Com o grande fernando Rey e Catherine Deneuve. Eu já tenho bilhete que comprei com antecedência.

Séries

Para lá de esperar que estejam a acompanhar de terça a sexta, na RTP Memória, pelas 23h, o clássico "Hitchcock Apresenta",  realço no fox Crime a reposição da velhinha, mas de enorme qualidade, "Prime Suspect", a partir de terça às 23h, série policial que contribuiu para a notoriedade de Helen Mirren, que já era uma grande actriz de teatro. E deixei a gravar a estreia na RAI 1, terça 20.15h, de "Os Médici" com Dustin Hoffman, são as novidades que me interessam da semana.

Documentários

Amanhã na RTP2, 23.10h, "De Gaulle", a história do momento que marcou a Resistência e o tornou um dos grandes homens de Estado franceses.
No Netflix recomendo, no momento em que Portugal se fala de uma caça ao homem, "Amanda Knox", a história de um crime por explicar em Perugia, os acusados e os inocentes. Grande realização.

Restaurante

Ali em Santa Marta convivem lado a lado dois restaurantes de comida tradicional portuguesa, com boa cozinha e dentro das possibilidades de qualquer pessoa. Ao almoço estão cheios, ao jantar é mais tranquilo. Nomes: "O Andaluz" (mais conhecido) e "O Minhoto".



   

Sem comentários:

Enviar um comentário