segunda-feira, 17 de abril de 2017

Sugestões para a semana

Livros

"Memórias Anotadas", José Medeiros ferreira, Temas & Debates, 446 páginas. Homem inteligente e culto que, infelizmente, partiu cedo. E como diz neste seu livro que é um testemunho sobre um tempo onde homens de outra categoria circulavam por aí, foi um homem que podia ter sido melhor aproveitado por Portugal.

"Memórias", Raul Brandão, Quetzal, 622 pág. No âmbito dos 150 anos do seu nascimento, várias edições surgiram deste grande escritor português. Neste volume estão reunidas as memórias que anteriormente estavam divididas em 3 tomos. Se na anterior sugestão tivemos alguém que conheceu a política e a cultura portuguesa no final do século XX, aqui temos a descrição da passagem do século XIX para o XX. Ambos interessantes também desse ponto de vista.

"A sétima função da linguagem", Laurent Binet, Quetzal, 467 pág. Acabei de o ler no sábado, é um romance sobre a morte de Roland Barthes, onde pontificam uma série de grandes referências da cultura francesa e também a disputa de Giscard contra Mitterrand. Livro interessantíssimo, cheio de nuances culturais, que se diverte com a curiosidade intelectual do leitor.

Cinema

Em casa volto a mencionar no TVC 2, na sexta às 17.25h, a possibilidade de verem um dos melhores filmes do ano passado: "Mustang" de Deniz Gamze Eruven.
Também no TVC 2, na quinta, um ciclo de ficção científica dos anos 70, com dois de culto "Soylent Green" e "Zardoz".
Nas salas, em vez de discutirem a qualidade dos nomeados para os Óscares, sugiro que vejam CINEMA. Aproveitem o ciclo no Nimas com um dos melhores realizadores da história do cinema: Kenji Mizoguchi. Dos 9 filmes a apresentar em cópias restauradas, só não vi um. «A Mulher de quem se fala». de resto têm duas obras-primas, «Os contos da Lua vaga» e «Os amantes crucificados» e depois os outros seis, especialmente «A Imperatriz Yang Kwei  fei», são de uma beleza extraordinária. Não percam.

Séries

Para quem só leu estas sugestões hoje, e evitando já que me apareça alguém a mencionar séries que eu conheço, chamo a atenção que estas sugestões são sobre as novidades da semana ou alguma série que esteja a passar despercebida no momento e não sobre as que considero melhores na história das séries televisivas. Posto este aviso para os mais incautos, chamo a atenção para a estreia, hoje, 22.45 no TVSéries, da última temporada de "The Leftovers" e não posso deixar de criticar o pornográfico horário em que a fox Crime decidiu estrear na ultima sexta (ou melhor, sábado á meia-noite) a 5a temporada da excelente "The Americans"temporada de "the Americans".

Documentários

Às terças, na RTP2, tem passado um excelente documentário sobre a América nos anos 70. por volta das 23.30h podem ver uma das décadas mais marcantes na televisão, na política, na cultura.
Na quarta, para os amantes da pintura, também na 2, a história de um pintor que nasceu grego e que marcou a Idade de Ouro de Espanha: "El Greco". Será a partir das 23h.

Restaurante

Se quiserem quando saírem à noite (mas também podem almoçar) optar por um restaurante simples, de comida portuguesa, mas de atendimento simpático e ainda por cima com preços em conta para a qualidade que é apresentada, procurem O Bacalhau na rua de São Paulo.

Sem comentários:

Enviar um comentário