segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Sugestões para a semana

Livros

"O simpatizante", Viet Thanh Nguyen, Elsinore, 439 páginas. Um dos melhores livros do ano, vencedor do Pulitzer de ficção de 2016.Um regresso a Saigão, no tempo da guerra do Vietname e a história de um homem que era um espião, que acreditava na causa comunista e amava a cultura americana depois de ter estudado numa universidade dos EUA.

"O ministério da felicidade suprema", Arundhati Roy, 462 pág. Personagens deliciosos no regresso da autora de "O deus das pequenas coisas", tudo ligado pela construção e evolução da Índia actual que é sempre a grande personagem e não apenas o cenário.

"Fora do mundo", Michael Finkel, Elsinore, 200 pág. É quase um moderno "Walden", menos descritivo, de Thoreau. A saga de um homem que simplesmente decidiu afastar-se da civilização, onde era um tipo normal, para passar 27 anos numa floresta do Maine.

Cinema

Em sala, sugiro que aproveitem para ver nos últimos dias em exibição, "Dunkirk", do Christopher Nolan. No meio da porcaria que tem vindo de Hollywood, isto é um grande filme e a banda sonora, de Hans Zimmer, é completamente arrasadora; no Nimas, segue uma nova passagem (dedicaram um ciclo no ano passado) de obras do Ingmar Bergman.
Em casa, aproveitem para ver o mini-ciclo que a RTP 2 passa nas sextas a um dos maiores realizadores da história do cinema, e um dos meus favoritos, Kenji Mizoguchi. Já deram os "Contos da lua vaga", "Os Amantes Crucificados" e a "Rua da Vergonha". Esta sexta, ás 23,50h, "O Intendente Sansho".

Séries

No sábado termina a 5a temporada de House of Cards, no TVSeries. Na segunda termina a genial 7a temporada de A Guerra dos Tronos, no Syfi. Por isso, e actualmente em exibição - é sobre isto que são as minhas sugestões, sobre o que vai estrear ou estreou há pouco - anda no TVS a 5a temporada de Ray Donovan que é uma série negra soberba.
E a maior pérola de que ninguém fala, nem é promovida, anda na RTP1 ao sábado à meia-noite e chama-se "Quatro estações em Havana", baseada na personagem que ama os livros, Mario Conde, criada pelo fabuloso escritor cubano, Leonardo Padura, do qual recomendo a todos um dos melhores livros contemporâneos: "O Homem que gostava de cães".

Documentários

a RTP2 tem grandes documentários, alguns que passam á tarde. esta semana deixei a gravar Magnífica Itália, que é quase uma viagem por um dos mais belos países europeus. Todos os dias às 16.30h
No TVC 2, amanhã ás 18h, "Beatles: eight days a week". realizado com imagens entre 1963 e 1966, quando o quarteto de Liverpool deu mais de 250 concertos.

Sem comentários:

Enviar um comentário