segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Sugestões para a semana


Livros

“21 Lições para o século XXI”, Yuval Noah Harari, Elsinore, 391 páginas. Depois dos sucessos de “Sapiens” e “Homo Deus”, o regresso do filósofo que escreve simples e toca os problemas do futuro agarrando nas histórias do passado.

“O Desaparecimento de Joseph Mengele”, Olivier Guez, Planeta, 222 pág. Um dos romances mais interessantes que deram à estampa este ano. A história de como o diabólico médico de Auschwitz passou os seus últimos anos em fuga pela América do Sul. O pânico que sentiu que nunca se assemelhou ao terror que infligiu

“Quarenta dias sem sombra”, Olivier Truc, Planeta, 437 pág. Um policial inovador. Que apesar de passado na Lapónia entre as tradições da última tribo aborígene europeia, os Samis, tem pouco a ver com o clima habitual dos policiais nórdicos.

Cinema

No dia em que morre Bernardo Bertolucci aconselho que revisitem os seus dois melhores filmes: “O Conformista”, com um papel memorável do Jean-Louis Trintignant, e “1900”. Em casa têm os “Morangos Silvestres”, obra-prima de Ingmar Bergman, no TVC2, e no mesmo canal um ciclo que revisita Gene Kelly, bom para quem gosta de musicais.

Séries

Neste momento rolam as sextas temporadas de House of Cards e Ray Donovan, no Netflix podem ver “Narcos Mexico” e a 2ª temporada de “The Sinner”, há muita oferta nova no momento.

Documentários

No Odisseia passem a vista pelo “Escândalo Harvey Weinstein”, o homem que o movimento Metoo fez cair do pedestal. No TVC2, amanhã, “Shine a Light”, realizado por Martin Scorsese em que as estrelas são os Rolling Stones, no mesmo canal para quem conhece bem o cinema brasileiro, como eu, um interessantíssimo retrato da sua vanguarda, Nelson Pereira dos Santos, Glauber Rocha, entre outros, em “Cinema Novo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário