domingo, 16 de dezembro de 2012

Sugestões para a semana (3)

Livros

"Peito Grande, Ancas Largas", Mo Yan, Ulisseia, 602 páginas. Do Prémio Nobel da Literatura deste ano, o romance que me acompanha agora, que foi um livro choque na China quando foi publicado e que retrata a história daquele país do fim da dinastia Qing até aos tempos de Deng Xiao Ping. Todo o livro é baseado nas mulheres.

"O Estratega", Cynthia A. Montgomery, Harvard Business School, 205 pág. Para livro mais técnico esta semana, escolho este livro simples que reúne estratégia e liderança para CEO`s. A autora dirigiu o departamento de estratégia e sabe bem o que diz. Muito interessante.

"Um Homem Inquieto", Henning Mankell, Presença, 476 pág. Apesar de todo o furor da trilogia mais lida de sempre do campo dos policiais ser a de Stieg Larsson, para mim é Hening Mankell o maior expoente da literatura policial nórdica. O seu inspector Kurt Wallander é magnífico e a prosa e a intriga são sempre escorreitas e aliciantes.

Cinema

Caixa de Andrei Tarkovski, que engloba os geniais "Stalker" e Solaris" e o belíssimo "O Espelho". Um dos grandes realizadores da história do cinema, complexo, mas magistral. Recomendo para quem é cinéfilo e não apenas uma pessoa que gosta de ver uns filmes acompanhados de pipocas

"O Inquilino", de Roman Polanski, um thriller psicológico de um grande criador e que é incontornável.

Filmes da semana na televisão escolho dois de Martin Scorsese: uma obra-prima, "Touro Enraivecido", no Hollywood, e outro, que não sendo um dos seus melhores filmes, é uma bonita homenagem ao cinema e que passa na sexta no TVC1, "A Invenção de Hugo".

Documentários

Billie Holyday Forever, no ARTE na terça-feira às 2.55h sobre uma das melhores cantoras de jazz.

O Destino da Índia, no ARTE, terça-feira às 21.40h, através de uma família de Nova Deli a história da Índia, da independência aos nossos dias.

A Vida é um Sopro, um documentário à venda na FNAC sobre o grande Oscar Niemeyer

Séries

Boss, a estreia da segunda temporada, na 4a feira às 22h no TVSeries. Aguardo com enorme expectativa depois da primeira temporada me encher as medidas com as manobras de Tom Kane, "mayor" de Chicago. Como disse na altura: se West Wing era poesia, Boss é prosa, retratando as verdadeiras maquinações e pulsões dos homens de poder e dos seus assessores.

Copper. Estreia hoje à noite na FOX, às 22.30h, uma série policial passada em Nova Iorque, no final do século XIX. Já me disseram que agarra e é fantástica

Música

Na televisão, no canal de concertos, os Cure ao vivo em Berlim, segunda-feira às 12.50; e recomendo Quincy Jones ao vivo em Montreux a celebrar 50 anos de carreira, com diversos convidados. Passa 4ª às 8.50h

Para presente de Natal e uma vez que morreu este genial criador esta semana, das minhas estantes recomendo Unique Ravi Shankar, numa "indian night live", (aliás, é o que estou a ouvir como fundo enquanto escrevo este post) em Estugarda, em 1988. CD que ainda havia na FNAC há pouco tempo

Restaurante

Para quem gosta de japonês de qualidade e com bom serviço, agora com um chefe com muitos locais de eleição no currículo, recomendo o sítio onde jantei esta quinta e sexta-feira: Sushi Fashion do Chiado, em frente ao Governo Civil na zona da Baixa.

Sem comentários:

Enviar um comentário