quinta-feira, 30 de julho de 2015

5 livros para o Verão

"Gente Independente", Halldor Laxness, Cavalo de ferro. Um dos grandes romances da literatura, um dos seus personagens mais fascinantes, Bjartur, na Islândia do início do século XX.

"Neve", Orhan Pamuk, Presença. Eu sou um grande fã deste turco que já ganhou um Nobel da literatura. Este é o seu romance mais político e importante de ler na época que vivemos.

"Arquipélago", Joel Neto, Marcador. É um dos grandes romances portugueses do ano. Um livro de regressos, de sortilégios, de personagens inesquecíveis. Onde a Atlântida é apenas o mito e os Açores o postal ilustrado onde acontecem as emoções.

"O Livro das Lendas" de Selma Lagerlof, Livros do Brasil. Uma série de histórias para pensarmos. Pequenas pérolas bem escritas.

"Mística fatal", Louise Penny, D. Quixote. Para policial, escolho um dos três melhores editados este ano - os outros são o último da Camilla Lackberg e As Sombras sobre o Cairo, de Parker Bilal -, passado no Canadá, menos violento e mais dedutivo. Uma escritora mais na linha de Agatha Christie.

E até dia 8 de Agosto

Sem comentários:

Enviar um comentário