domingo, 11 de outubro de 2015

Sugestões para a semana

Livros

"A Aldeia", William faulkner, Livros do Brasil (Porto Editora), 360 páginas. Mais um livro de eleição para a colecção "Dois Mundos". De um dos grandes escritores americanos é o princípio da trilogia da família Snopes que continuará com "A Cidade". E o retrato de uma aldeia do sul dos EUA.

"A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha - Millenium 4, David Lagercrantz, D. Quixote, 502 pág. Passou muito despercebido em Portugal o quarto volume da saga Millenium, já sem o malogrado Stieg Larsson, mas agora escrito pelo autor da biografia de Zlatan Ibrahimovic. Os dois personagens carismáticos estão lá, Lisbeth Salander e Mikael Blomqvist, a trama é razoável, mas não se sente aquela voracidade para devorar páginas sem parar como nos três primeiros volumes.

Cinema

Toda a homenagem a João Bénard da Costa, homem de cultura e especialmente do cinema é de elogiar. O filme de Manuel Mozos, "Outros Amarão as Coisas que eu Amei", depois o lançamento em cinema, em cópia restaurada, da sua eterna paíxão, "Johnny Guitar", de Nicholas Ray com Joan Crawford no papel da mítica personagem "Viena" e mais 8 filmes que ele amava são edições marcantes para quem gosta de cinema de qualidade

Séries

De assinalar o regresso de duas séries, as quais adorei a sua primeira temporada, ambas no TVSéries, hoje já The Affair, com texto sublime e interpretações magníficas de Dominic West e Ruth Wilson. No sábado que vem, para o lugar da excelente "Show me a Hero", de david Simon, entra às 22h "The Knick", criada e realizada por Steven Soderbergh e com um Clive Owen ao melhor nível.

Documentário

No Arte, na terça, 19.55h "Açucar", como entre as crianças se semeiam doenças como diabetes, obesidade e problemas cardíacos. Como a indústria agroalimentar contribui para estas doenças que vão aumentando.

Sem comentários:

Enviar um comentário