sábado, 4 de dezembro de 2010

Sugestões de fim-de-semana (8)

Depois de ter apanhado um gelado sábado para ir comprar jornais e dar um salto á mercearia do sr. Alberto, simpático líder de opinião da minha zona aqui do Arco Cego, que me avisou: «vem aí neve», deixo umas sugestões para este fim-de-semana.

Livros

Um Traidor dos Nossos, john Le carré, D. Quixote,407 páginas. Adoro Le Carré, por isso é sempre uma prioridade. Li-o todo no feriado, já li melhor dele, mas a trama magnífica que envolve um "lavador" de dinheiro das mafias russas e um professor de Oxford e o regresso da espionagem ao mais alto nível é fenomenal. O melhor diálogo, o Luís Paixão Martins já se tinha antecipado a mim está aqui.

O Sonho do Celta, Mario Vargas Llosa, Quetzal, 436 páginas. Se perguntassem a algumas pessoas qual era o meu escritor contemporãneo preferido, as que me conhecem diriam sem hesitar: «vargas llosa». Já comecei a ler mas não estou entusiasmado, mas escrve como poucos o peruano. Mas recomendo sempre, ainda mais agora depois do Nobel pois as livrarias portuguesas estão com várias obras dele em destaque. Sugiro que comecem pela "Conversa na Catedral", para os que nunca leram nada dele.

Cinema

Laura, Otto Preminger. Um dos meus filmes preferidos. Com a inesquecível Gene Tierney e uma das personagens mais irritantes da história do cinema waldo Lydecker (o actor Clifton Webb, um secundário de luxo). Film Noir no seu melhor, fotografia e música fantástica. Ah! esqueci-me de avisar é a preto e branco e há alguns parolos que dizem «não vejo filmes velhos». Pois...

Pale Rider (justiceiro Solitário), Clint Eastwood. A coroação deste génio de Hollywood veio com "Imperdoável", mas regressem uns anos atrás e vejam este grande filme, um western duro, com um duro de coração sensível na arte de realizar.

Televisão

Good Wife, três episódios na Fox Life amanhã a partir das 14h. Já chamei a atenção para esta série que é das melhores que passa actualmente.

Restaurante

A Colina. Boa comida portuguesa na zona do Saldanha, na Luís Bívar, serviço à antiga com chefe de mesa. Bom arroz de marisco descascado e uns croquetes com savora para entrar.

Sem comentários:

Enviar um comentário