quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Mais um erro por ignorância da directora de comunicação do Sporting

Godinho Lopes dá entrevista ao Expresso que será publicada nesta sexta-feira dia 30 (nesta semana e na do Natal o jornal saíu na sexta). Não conheço o conteúdo, aguardo com expectativa.

O ridículo é que a directora de comunicação, por ignorância pura, decidiu que o Presidente do Sporting tinha de dar uma entrevista ao Expresso neste fim-de-semana e na sua revista Única.

1- A revista Única, a menina não sabe porque não lê pois não lê o Expresso, tem um tema base e depois escolhem os conteúdos consoante esse tema. A revista Única fecha os temas com pelo menos um mês de antecedência, logo a revista Única não aceitou a entrevista de Godinho Lopes. Ridícula, logo, a sua actuação.

2- Mas insistiram com o Expresso, liderado pelo Ricardo Costa de quem sou amigo há muitos anos, e até é sportinguista, para a mesma entrevista. Resultado: a entrevista sairá no 1º Caderno, logicamente com menos força do que teria com 6 páginas na Única. Mas o erro mantém-se por pura ignorância da menina, que escureceu o cabelo para tentar ter um bocadito mais de credibilidade, mas não é por isso que passou a perceber mais de comunicação, algo de que percebe tanto como eu de chaminés, isto é ZERO.
A menina por pura ignorância não sabe que a edição de fim-de-ano, tem habitualmente menos um caderno e é a menos lida do ano. Passo a explicar: o consumidor do Expresso é habitualmente um leitor classe A/B, que sai de Portugal nesta altura, logo serão à volta de menos 30 a 40 mil leitores neste fim-de-semana. Por isso, ninguém que seja profissional de comunicação usa esta semana para grandes entrevistas, pois a atenção é muito menor.
Logo, a manobra no Expresso é terra queimada pois será nesta data muito menos eficaz, perdendo-se oportunidade para a promoção do Presidente e da Marca Sporting que poderia ser utilizada noutra altura chegando a um universo muito maior de leitores.
Uma actuação risível de quem já nos habituou a não fazer melhor porque não sabe, não tem talento nem credibilidade para a função que desempenha. Numa empresa normal, há muito que já tinha ido para a rua. Mas é o Sporting e continuamos a deparar com estas misérias diárias. Tenho muita pena, mas Godinho Lopes neste caso (bem como no caso de Carlos Barbosa) ainda não percebeu bem quem o rodeia. Tenho muita pena, mesmo.

2 comentários:

  1. Subscrevo este comentário e ao nivel de comunicação os erros não são de agora, englobam a falta de estratégia comunicacional para promover a marca do Clube nos diferentes painéis televisivos e radiofónicos. Que 2012 traga alguma luz a estas mentes.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que concordo com o auto deste texto Rui Calafaite, discordando apenas de forma que expressa um conteúdo tão acertivo. Talvez seja melhor rever a forma como aborda os temas do seu clube, não vejo de que forma a sua forma de abordar os temas do nosso clube podem melhorar a sua política interna e externa. Ainda assim, reafirmo a minha concordância total com o conteúdo do post

    ResponderEliminar