quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Demissão de Carlos Barbosa e despedimento da directora de comunicação do Sporting

Não fiz ainda nenhum balanço à presidência de Godinho Lopes, entendo que devemos dar pelo menos um ano para podermos julgar serenamente que caminho está a ser traçado, ponderando as promessas que foram feitas e os resultados que estão a ser obtidos em diferentes àreas.

Devemos dar o benefício da dúvida, confiar, mas estar atentos e nunca mais dar cheques em branco, pois seríamos maus sportinguistas. Pois foram cheques em branco que se passaram ao projecto Roquette e sucessores dinásticos, que trouxeram o Sporting para os dias difíceis que atravessa na tesouraria.

Um clube, tal como uma empresa ou instituição, precisa de boa organização, vitórias e comunicação. Nesta área, aquela em que estou à vontade para comentar, e já passaram nove meses, e que é da exclusiva responsabilidade do sr. Carlos Barbosa, o Sporting é uma ópera bufa, regida por figuras tragicómicas, sem talento, sem conhecimento, sem experiência e que têm feito um trabalho miserável em prol do clube que amamos.

Hoje, outra vez, algo que ninguém vê nos outros clubes, Carlos Barbosa, na Bola parece ser o pai dos 48 mil leões que foram ao estádio, gaba-se de si próprio e da sua equipa, julgando que engana os papalvos. Os adeptos vão ao estádio porque têm paixão pelo clube, gostam dos jogadores escolhidos por Carlos Freitas e Domingos está a fazer excelente trabalho.

Carlos Barbosa é uma figura odiada no clube e na sociedade portuguesa. Não conheço ninguém com influência que goste dele, é impressionante. O sr. Carlos Barbosa é o maior "bluff" que está em Alvalade. Com resultados medíocres a todos os níveis, marketing, vendas, Loja Verde fraca, camarotes, gameboxes. Hoje, diz que foi convidado por André Villas-Boas para ir ver o Chelsea e a loja do clube.

Mais ridículo, diz que «está a aprender». Pergunta de retórica: então mas não era ele o mago do marketing, dos patrocínios e da comunicação? Então Barbosa também ainda está na fase Cerelac? É tudo tão mau, tão medíocre que se o sr. Carlos Barbosa tem um pingo de vergonha na cara que se demita. E que já agora diga o que verdadeiramente foi fazer a Angola e como correu a ida dele ao Qatar, que é para os sportinguistas ficarem bem cientes da sua actuação.

Foi o sr. Carlos Barbosa que escolheu a directora de comunicação do Sporting. Como sou conhecedor destes assuntos logo augurei que era um logro e um monstruoso erro de casting. E tem sido.

Deu-nos um "case-study" com uma das piores conferências de imprensa de sempre, a da apresentação de Insua (vejam no you tube que dá para rir), um comunicado de imprensa ignorante falando em "sr." e "sra", algo que qualquer estagiário sabe que não se utiliza numa nota de imprensa.

Não tem a mínima noção do que faz, nunca fez um plano de comunicação na vida e estratégia para ela deve ser uma palavra desconhecida. Escolheu erradamente os timings da entrevista de Godinho Lopes, nunca serviu de escudo para a Marca nem para a instituição pois não tem estaleca para isso.

Já a imaginaram de telemóvel na mão a mandar sms ou a tirar fotos da direcção (a sua última enorme tarefa) em vez de fazer uma conferência de imprensa como noutros clubes os directores de comunicação fazem? Já imaginaram o ridículo que era?

Depois, tem o triste condão de ao telefone com jornalistas dizer habitualmente: «aqui quem manda sou eu». Se os jornalistas lhe atribuíssem qualquer credibilidade, que é nula, ela não precisaria de dizer isto. É um sinal de fraqueza e de intranquilidade e falta de talento que sente sempre que tenta fazer qualquer coisa.

Última: o Sporting é trucidado nestes últimos 4 dias pelo Público que fez de uma não notícia na sexta, que serviu os interesses de alguém, uma guerra que ganhou e o Público consegue manter o tema 4 dias sem que haja "spinning" do Sporting (não vou falar em "spin doctors", pois a sra. não sabe o que são e deve julgar que é alguma especialidade de medicina).

O Sporting faz um comunicado (o da Juve Leo era muito melhor e muito mais eficaz na defesa do clube) que é logo desmentido pela UEFA, é obrigado a retirar as imagens postas e hoje é primeira página no mesmo jornal o deboche com o Sporting. Uma vergonha e se há coisa que não perdoo é amadorismos.

Esta senhora ganha mais de 3 mil euros líquidos mensais e é uma vergonha para os profissionais de comunicação em Portugal que não lhe reconhecem qualquer competência. Falo com muitos jornalistas e administrações de jornais, convido que me apresentem alguém - sem ser um analfabeto em comunicação e jornalismo - que me diga que a sra. está a fazer bom trabalho. Nove meses passaram e a comunicação do Sporting é um desastre completo.

Resumindo e concluindo: haja coragem! Barbosa, tenha vergonha e demita-se e despeçam a directora de comunicação do Sporting. Porque este terreno também será avaliado e se não forem tomadas medidas sérias isso contribuirá também para a avaliação de Godinho Lopes.

4 comentários:

  1. Um excelente texto que tocas nas feridas. Ainda bem que não sou o único a reparar do continuo erro de casting que é esta comunicação do Sporting! Safa-se o Pedro de Sousa com o seu profissionalismo!Aliás ele foi um dos motivos do desaparecimento dessa senhora!

    ResponderEliminar
  2. Apoiado, Rui...Muito bem escrito e direto, como sempre!!!

    Um abraço,

    Vasco

    ResponderEliminar
  3. Bom dirigente seria o Edgar Manaca, gente boa e honesta

    ResponderEliminar