Longe vão os tempos em que pedir desculpa era um ultraje quando isso tinha de ser feito publicamente. Um pedido de desculpas é sinónimo de que algo falhou ou que se cometeu um erro ou tomou uma decisão errada.
O problema de Marcas, empresas e alguns empresários, é que ainda não perceberam que, pedir desculpa, é melhor do que esconder o erro. Por exemplo, a FNAC fez uma campanha em que brincava com Eça de Queiroz e uma autora de livros de vampiros. Foi contestada, pediu desculpa e retirou a campanha, esteve bem.
Nos dias de hoje, em que se esbateram as fronteiras dos "gate-keepers" e que qualquer uma pessoa pode ser um criador de conteúdos, maior é a responsabilidade de Marcas e empresas e das pessoas, naturalmente.
O que era ultraje no passado, hoje em dia é boa comunicação. Mais vale assumir o erro e pedir desculpa, do que escondê-lo debaixo do tapete. E, se possível, mas para isso é preciso estratégia bem definida, evitar o erro. Prever muito, improvisar pouco.
terça-feira, 10 de abril de 2012
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