domingo, 7 de julho de 2013

Sugestões para a semana (14-2013)

Livros

"Testamento político", Crdeal Richelieu, Temas & debates, 389 páginas. Em tempos onde é evidente a falta de categoria das lideranças do mundo, sugiro a leitura deste tratado sobre o poder, legado por um dos homens mais influentes de França de séculos passados.

"Veneza", Jan Morris, Tinta da China, 434 páginas. Da magnífica e belíssima colecção de literatura de viagens, coordenada por Carlos Vaz Marques, deixo mais esta pérola que, juntamente com o livro de Henry Miller, "O Colosso de Maroussi", são para para mim as duas mais geniais desta edição.

"Lobo Vermelho", Liza Marklund, Porto Editora, 442 pág. Para os amantes do policial, aqui vem mais um livro com o selo da escola nórdica, uma boa companhia para a praia.

Cinema

"Amor", Michael Haneke. Para quem não viu, não perca a oportunidade de ver uma história magistralmente realizada, com dois actores de excepção, Jean-Louis Trintignat e Emanuelle Riva, que foi um dos melhores filmes do ano passado.

"Eclipse", Michelangelo Antonioni. Um dos melhores realizadores da história do cinema que tem uma série de filmes à venda na FNAC ao preço de 5 euros. Escolho este, pois aquele minuto de silêncio durante a sessão da bolsa, acompanhado do turbilhão que lhe segue diz tudo sobre a sociedade contemporânea. E andam lá o Alain Delon e a Monica Vitti.

Documentários

"Joaquim Agostinho - um grande campeão", amanhã na RTP2 às 15.20. Um dos maiores nomes do desporto nacional, uma vida de triunfos com uma morte trágica e um dos ícones do Sporting Clube de Portugal.

"A maldição do gás de xisto", no ARTE na terça~feira às 7.55h. Uma das novas técnicas, polémicas, de exploração de recursos naturais e o que se passou numa vila da Polónia.

Séries

Por esta altura os canais de séries costumam refrear as estreias. Mas a RTP2 avança às segundas com a 5a temporada do Mentalista e às 5as com a última temporada, a 5a, de Fringe. Tudo lá pelas 22.30. Boas alternativas.

O TVSéries também está coom um pacote de estreias interessante: "Vikings", hoje, "Terapia de Choque" inicia a 3a temporada e ainda "Ray Donovan". E nas últimas semanas estreou a 2a temporada de "Magic City" e "Under the Dome" (de Stephen King) e "The Deep"

Os canais FOX fazem o pleno numa boa jogada de comunicação, no próximo sábado, com The Bridge.

Restaurante

A Camponesa, em Santa Catarina. Boa cozinha, boa carta de vinhos e ali no centro da "movida". Jantei lá nas últimas duas sextas-feiras e recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário