1. Os briefings
Como disse na altura, uma boa ideia do ministro Poiares
Maduro. Visavam aproximar o Governo da comunicação social e, através dela, dos
portugueses. Tinham também uma tónica preventiva, pois ao escolher temas e
protagonistas, condicionava-se a agenda mediática e evitar-se-iam problemas. Mas
o que se passou foi o contrário.
Os briefings tornaram-se um foco de problemas, aumentaram o
ruído negativo em vez de o abafar. Desde o seu planeamento à execução tudo foi
uma desgraça, por impreparação e ausência de especialistas em comunicação a
trabalhar com o Governo. E já terminaram o seu ciclo.
2. O sorteio de carros de luxo pelo fisco
A ideia também é boa e visa uma maior arrecadação fiscal,
sorteando um prémio que é apetecível para quem tiver a consciência de pedir facturas.
Porém, mais uma vez, o Governo se expõe ao ridículo por ausência de visão de
todos os pormenores da ideia.
- primeiro, como foi
mal explicado a comunidade gozou mais do que levou a sério.
- Depois, vieram as conversas de que com o sorteio se criava
um grupo de «bufos» e «delatores» das finanças.
- A seguir, soube-se que o Estado teria de gastar 700 mil
euros na compra destes carros de luxo. Que por serem Audi são alemães e como a
percepção (e a percepção é mais importante que a realidade em comunicação) é
que Angela Merkel é que manda na Europa e em Portugal, aí estava mais uma prova
de que a senhora é que manda.- Por último, hoje leio no Expresso on line, que cada carrinho do sorteio vai custar em média mais de 350 euros/mês a quem o ganhar. O que desestabiliza e afasta mais pessoas deste sorteio que pouca gente leva a sério.
O que se realça destes dois casos, são a evidência de que
este Governo não tem especialistas em comunicação, descuida esta área e os
pormenores com ela relacionados. Um dia, Bill Clinton disse a Tony Blair que
nas sociedades modernas «mais de 50% da governação é comunicação». Este Governo
não percebe e não tem emenda nesta área. Tudo é mais difícil.
Sem comentários:
Enviar um comentário