segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Media Training

Há um ano tive a ocasião (proporcionada pela YoungNetwork, não esqueço) de ir assistir a uma conferência internacional, em Bruxelas, sobre Comunicação e que reuniu duas centenas de profissionais.

Para lá das conferências, e houve muitas horas também sobre lobbying e Public Affairs, realizaram-se diversos “workshops”. Para desenjoar decidi ir assistir a uma exposição da directora de comunicação da European Airlines Association sobre Media Training.

Media Training é todo um trabalho de preparação de uma pessoa antes de enfrentar “o touro enraivecido” chamado universo mediático. Pelo menos é o que muitas pessoas pensam até falar com o primeiro jornalista ou enfrentar uma audiência. Sobretudo na construção do que deve ser a sua imagem e mensagem a passar.

Para a conferencista, nessa exposição, existem três momentos no Media Training para passar a um cliente:

O Antes
.Conhecer os media, o meio para quem fala e as suas audiências
.Detectar e utilizar bem as mensagens-chave
.Pensar no consumidor
.Conhecer e antecipar as suas vulnerabilidades

O Durante
.”All styles are good, except the boring kind”
.Use linguagem simples e apelativa
.Esteja calmo (e não entre em confronto)
.Mostre abertura

O Depois
.Seja o seu novo melhor amigo (do jornalista)
.Certifique-se que se vai tornar um “bom contacto” (uma boa fonte, diria eu)
.Ofereça follow-up

Foi uma boa intervenção a que se seguiu uma troca de opiniões, onde intervim e chamei a atenção para o seguinte, com a concordância de outros profissionais. Quem realiza media trainings tem que ser um bom psicólogo. Porque uma coisa é nós termos os conhecimentos técnicos, outra é passá-los a quem nos ouve. Não há pessoas iguais e não há estilos iguais. Mas as técnicas são as mesmas.
Por vezes, por isso, quem realiza media trainings sente que o que faz se assemelha a um exercício de “coaching”. Acima de tudo, a pessoa que treinamos tem de estar certa que o que lhe dizemos lhe injecta mais confiança, mais segurança, mais tranquilidade para enfrentar esses desafios.

PS: Esta semana, como anunciei na passada, vou escrever sobre cinco áreas específicas realizadas por profissionais de Conselho em Comunicação. As audiências do blog descerão, mas acho que é importante reflectir e compartilhar outras ideias para o sector.

1 comentário:

  1. Olhando para a Wikipédia, temos o Coaching “como um método de direccionar, instruir e treinar uma pessoa ou grupos de pessoas, com o objectivo de desenvolver competências específicas … o caminho deverá incluir discurso motivacional”. Aqui vemos as semelhanças entre um Media Training e um Coacher, pois em ambos o desenvolvimento de competências é o seu cerne, embora no meu caso, acredite que mais importante que ‘motivacional’ seria ‘transformacional’. A passagem de conhecimentos técnicos aos outros até se aprende nos livros, mas o saber adequá-los à sua personalidade, ao seu estilo, para que o resultado seja natural, confortável, único e até inspiracional, já é outro capítulo. Estas capacidades são só dominadas por quem possua sensibilidade (e é este o termo mínimo para uma consecução bem sucedida) de compreender a personalidade, mecanismos de defesa e por quem tiver disposto a investir tempo com o Cliente/formando ...antes, durante e após a formação. E para fazê-lo eficientemente, deverá, mesmo que não tenha tal consciência, ajustar não duas, mas três funções diferenciadas e cruciais: o trainer, o psicólogo e o coacher, uma solução três em um.
    Como psicóloga e trainer, trabalhando numa empresa de formação de executivos, o que tenho presenciado é que mais importante que a técnica é a capacidade de insight que o cliente necessita para optimizar e compreender os “meandros” das suas competências de comunicação pessoal e profissional. Porque a técnica, repito, aprende-se nos livros, mas o resto ‘entranha-se’, vive-se, acredita-se apaixonadamente. Porque poder participar num processo de transformação de vidas, proporciona excelentes momentos de partilha. Tanto para os outros, como para nós.

    Cristiana Vaz Osório

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