segunda-feira, 22 de março de 2010

Papa KO

Sobre as municipais em França o "Nouvel Observateur" apareceu com um título genial sobre a derrota da UMP. "SAR KO".

Mas eu acredito sempre em Sarkozy e na sua capacidade de se reinventar assente num ego fenomenal e numa autoconfiança que foi a sua força motriz na conquista do poder. Para lá duma genial capacidade política.

Porém, o verdadeiro KO para mim destes últimos tempos caiu sobre o Papa Bento XVI. Depois do fumo branco, quando o vi surgir pela janela do Vaticano no habitual acto tradicional de sucessão de um Sumo Pontífice vi que a sombra de João Paulo II não seria esquecida tão cedo pelos cristãos.

Ratzinger é um sábio, um teólogo conservador, mas um homem de bastidores, prodigioso nas lutas intestinas de uma Igreja que ele não conseguiu - fará 5 anos o seu Pontificado em 19 de Abril - que melhorasse a sua imagem no que toca à corrupção e abusos sexuais.

Prometeu limpar «a sujidade» mas a sua acção é ineficaz e em termos de inspiração e carisma para os seus fieis tem sido um desastre.

A Cúria está atenta e também vai percebendo de comunicação. O próximo Papa não será europeu e será um magnífico Relações Públicas, a grande pecha de Ratzinger. Num mundo mediático como o de hoje, um dos ícones mais importantes do mundo tem de saber lidar com a parafernália dos meios de comunicação.

2 comentários:

  1. Maria Teixeira Alves22/3/10 05:04

    Rui, ao contrário das aparências, este Papa é brilhante e quem verdadeiramente põe o dedo na frida da humanidade, para a curar. O Papa João Paulo II foi um excelente Papa para unir as pessoas, mas não curou o individualismo psicótico que assola a humanidade. Supremo pecado contra a humanidade: a falta de amor, a incapacidade de amar o outro para lá do nosso narcisismo.
    Este é o Papa que revelou e condenou a pedofilia, que não defende a homossexualidade. O Papa que disse que o amor, estava materializado na relação Homem/Mulher. O amor tem uma dimensão de infinito, só possível na relação Homem/mulher.
    Este é o Papa contra o relativismo moral que vai acabar por destruir as sociedades humanas.
    Este Papa é um brilhante teólogo, e para quem não sabe, era o ideólogo do anterior.

    ResponderEliminar
  2. "O Papa que disse que o amor, estava materializado na relação Homem/Mulher."

    Se o amor se materializasse apenas nessa relação então sim, a humanidade estaria mesmo perdida. Felizmente que o amor é muito mais do que isso...

    ResponderEliminar