quarta-feira, 9 de junho de 2010

Brasil: Lula outra vez

O PT sempre sonhou que Lula ousasse mudar a constituição para se candidatar pela terceira vez consecutiva.

Mas o ex-metalúrgico e provavelmente o Presidente mais popular de sempre do Brasil decidiu não abusar do poder.

A notícia foi boa e Lula deixava assim, saindo tranquilamente do Planalto, que a História fizesse o juízo sobre os seus dois mandatos. Em que o Brasil se tornou uma potência económica em democracia, apesar dos sempre ululantes e ridículos escândalos de corrupção.

Porém, o poder é um vício, uma fonte de desejos, e aí está o mais temido: Lula pode voltar outra vez em 2014. E tenho a certeza, que se assim for, a História mudará o seu juízo sobre a sua acção.

E nunca esqueço, ao contrário de muitos brasileiros que sentem a proximidade e a simpatia de Lula, que houve um homem muito mais distante, um «rei iluminado», que foi um enorme presidente do Brasil e lançou as sementes deste tempo de Lula: Fernando Henrique Cardoso.

1 comentário:

  1. Ah! Muito obrigada! Quer dizer que não sou a única a defender e bater o pé diante de qualquer um que elogie o Lula.

    Sempre digo para quem quiser ouvir que ele só "conseguiu" o que conseguiu porque quem planeou, começou todo o trabalho (inclusive com acções que o próprio Lula levantou-se contra - como boa oposição de sempre) e passou-lhe a papa pronta foi FHC e a sua equipa.

    O único mérito do Lula é só e apenas ter dado continuidade ao trabalho e não ter feito o que tinha em mente ao ser oposição e mudar a nação e as acções todas planeadas para um governo mais próximo daquilo que vemos em outros países latino-americanos actualmente.

    ResponderEliminar