domingo, 1 de março de 2015

Sugestões para a semana

Livros

"Hereges", Leonardo Padura, Porto Editora, 545 páginas. Eu adoro este escritor cubano que criou um detective que ama livros, e os compra e vende, para subsistir que se chama Mario Conde. Neste livro que assinala o seu regresso, um drama histórico com judeus que queriam entrar em Cuba durante o nazismo mas que não conseguiram entrar pela corrupção instalada e nem um Rembrandt os salvou. Depois é a investigação mas não é um policial normal, é apenas mais um grande livro de Padura de quem já recomendei uma das maravilhas dos últimos anos "O Homem que gostava de cães" (também da Porto Editora), sobre o assassino de Trostsky que é uma obra genial.

"O fim do poder", Moises Naim, Gradiva, 406 pág. Considerado o livro de 2013 pelo "financial times", uma deambulação bem fundamentada pelos poderes e pelo "establishment", religião, política, negócios, educação e como os micropoderes os podem desestruturar. Naim é venezuelano, um especialista em política internacional e escreve no El Pais, provavelmente, uma das melhores colunas de opinião sobre o que se passa no mundo. Habitualmente é um privilégio para quem o compra ao domingo, como eu.

"Galveston", Nic Pizzolato, Presença, 236 pág. O primeiro livro do criador e argumentista da brilhante série "True Detective". Mais uma vez conseguimos estabelecer empatia com o seu personagem principal, neste caso um criminoso e não um polícia. Para quem gostou da série, garante que não perde o seu tempo ao entrar na magnífica escrita de Pizzolato.

Cinema

Em casa, sábado, TVC2, a partir das 19.40h, dois filmes geniais de Michael Haneke: "O Laço Branco" e "Amor".
A comprar a bom preço, um grande clássico de Carol Reed, mas quem conhece a história do cinema sabe que ele é quase todo de Orson Welles, "O Terceiro Homem", sensacional película de espionagem durante a guerra fria com Welles e Joseph Cotten.

Documentários

No Arte, 3a, 19.50h, "Churchill, um gigante no século", uma biografia sobre um dos grandes líderes da história do mundo.
No TVC2, à mesma hora, "A mentira de Armstrong", sobre o lendário campeão da mentira do ciclismo Lance Armstrong

Série

A RTP2 está em grande momento. Depois de Borgen e de Príncipe, estreia na quinta às 22h, "Os Influentes". Trama política francesa que é uma das preferidas de françois Hollande.

Restaurante

Sushi Café, na Barata Salgueiro, para mim um dos melhores restaurantes, e ambientes, de comida japonesa de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário