quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O que se passou no caso Lusa/Domingos

Este vai ser um post sobre como funciona a comunicação, o jornalismo, e o que se passou verdadeiramente no caso da notícia da Lusa sobre Domingos, com fonte da direcção do Sporting.

Conheço muito bem como trabalha a Lusa, que é a agência noticiosa portuguesa e por isso ainda mais cuidado tem (deve ter) ao elaborar as notícias. A Lusa não aceita fontes anónimas, só aceita declarações em "on" ou fontes devidamente autorizadas e reconhecidas para ela elaborar os seus conteúdos. É a sua Constituição, a sua carta de princípios.

Por isso, tenho a certeza que o jornalista que publicou falou com a fonte e, pelo seu contacto com ela, tinha a certeza que era autorizada e oficial da parte da direcção do Sporting. Viu interesse jornalístico na informação, teve acesso exclusivo a ela pela fonte e publicou.

O problema, já sabemos, é que a informação era falsa e o jornalista e a Lusa foram utilizados, pela direcção do Sporting e pela sua fonte autorizada, para uma manobra de "spinning" que pretendia assassinar o carácter de Domingos, de imediato denunciada pelo brilhante comunicado emitido em nome dele.

Assim, face ao que sucedeu, não para se credibilizar, pois a Lusa é credível e tem um presidente muito credível, que é o Afonso Camões, mas para repor a verdade dos factos, a Lusa tem de denunciar quem lhe mentiu e vetar qualquer informação que seja prestada pela mesma fonte. Pois a imagem que passa é que a Lusa errou, não por culpa própria, mas sim por uma fonte que mentiu e usou a credibilidade da Lusa para passar uma informação falsa para proveito próprio.

Mas ainda falta escrever o que se passou na realidade. E é fácil de explicar. Um dia Godinho Lopes diz que a demissão de Domingos não está em causa, no dia seguinte demite-o.

Qual a imagem que passa? Um presidente fraco que não sabe o que se passa, uma raínha de Inglaterra que não decide nada, pois o comunicado oficial no site do clube diz que foi a SAD que prescindiu dos serviços de Domingos. Sendo assim, como eu disse no próprio dia, afinal quem manda no Sporting?

Sentindo essa crise comunicacional e sentindo que a percepção para o universo leonino e para o exterior era a referida no parágrafo anterior, a de evidente falta de liderança, uns "espertos" congeminaram uma manobra para Godinho Lopes sair melhor da fotografia.

E disseram: vamos criar um facto (trabalho de spin doctors) que crie a imagem que o Domingos era um traidor e o Presidente soube e despediu, granjeando simpatia dos adeptos e mostrando que quem manda é ele. O problema é que a manobra foi vil, suja (trabalho de spin doctors) e pouco profissional. Domingos reagiu bem, os sportinguistas perceberam que era falsa a notícia e o Sporting sai mal no processo. E a Lusa foi enganada e macabramente utilizada numa manobra de "spinning" que também danificou a sua imagem. É hora de conhecer os responsáveis.

11 comentários:

  1. Pedro Helder Maia16/2/12 04:05

    Plenamente de acordo.

    ResponderEliminar
  2. A Lusa é uma casa com regras e foi em nome delas que a Direção de Informação assumiu, e bem, com humildade e publicamente, a posição que se conhece. Tem o meu apoio. Porque a credibilidade é o mais importante ativo da Agência, cujo primeiro compromisso é com a verdade. Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas nao sera que em abono dessa credibilidade (e ate de modo a preservar, manter e de certa maneira provar a mesma), seria benefico para todos os prejudicados (leia-se desviados da verdade e encaminhados na direccao do falso) que tal fonte fosse desmascarada?

      No meu ver e maneira de estar na vida e' importante o seu conhecimento publico, e a imagem da Lusa que esta em jogo.

      Sem Rodeios (JN)

      Eliminar
  3. Pessoalmente, considero fundamental que, em nome dessa verdade, sejam divulgados o(s) nome(s) dos responsáveis por esta manobra vil e suja de "spin doctors"... Fundamental também para a manutenção da credibilidade da Lusa.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Concordo em absoluto com a posiçao da Lusa e acho que o meu Clube também se deve reger pelas mesmas regras de transparência e seriedade, até porque manobras destas sao mais pratica corrente la do norte, por isso pensei logo que o pinto da costa estivesse na origem de mais uma manobra "a porto".

    A luz destas revelaçoes e para salvaguardar o bom nome do meu Clube, pedia a Lusa que aplicasse as suas proprias regras e identificasse de maneira clara e inequivoca o autor desta manobra suja.

    So assim conseguirao limpar o bom nome da Lusa, do Sporting e, pela mesma ocasiao, salvaguardar-se de futuras tentativas deste calibre.

    O Sporting nao é isto!

    ResponderEliminar
  5. António Fonseca16/2/12 04:47

    Infelizmente este cenário é real e conduziu à degradação pública do bom nome do Domingos Paciência. Tenha ele produzido bons ou maus espectáculos nada justifica tamanha chacina pública da sua conduta como profissional. Infelizmente é muito fácil apontar o dedo à Comunicação Social. E classificá-los como odiosos na nossa relação afectiva para com o nosso clube do coração. Sendo formado na área, não partilho desse sentimento e nunca atirei com uma acha para a fogueira. Sei diferenciar um jornalista de um comentador ou colunista. A agência Lusa merece-me respeito como eu exijo o mesmo para com o meu clube, o Sporting Clube de Portugal. A bem da verdade, esta situação não pode passar em claro. Demoro 1 hora, 1 dia, 1 mes, 1 ano mas para bem o correcto relacionamento entre empresas, há que denunciar quem produziu matéria falsa e caluniosa.

    Um adepto e sócio do Sporting CLube de Portugal,
    António

    ResponderEliminar
  6. Manuel Reis16/2/12 05:15

    No seio da massa associativa que acompanha o Sporting mais de perto toda a gente sabe quem mandou plantar a notícia, foi um indivíduo que ao longo dos últimos tempos tem vindo a descobrir novas aptidões profissionais e ao que parece tornou-se um dos 10.000.000 de especialistas em comunicação que o Rui Calafate refere. O problema é que tendo em conta a índole do sujeito é possível que a Lusa receie revelar a fonte.

    ResponderEliminar
  7. Se da parte do Clube não vai sair de certeza o nome,espero que da parte da Lusa,a personagem seja desmascarada.Até para defesa do bom nome da Lusa.

    ResponderEliminar
  8. Afinal, para além do desportista Pinto da Costa, toda a gente sabe quem é a fonte!

    ResponderEliminar
  9. desde o início pelo timing da intervenção se via que era "cozinhada", aliás, aquando das eleições este tipo de jogada suja foi, utilizada pela candidatura do Sr. Godinho Lopes, pelo menos com uma notícia saída no "rascord", só que na altura não foi utilizado o nome do Sporting, e desta vez sim. Só com o avanço do processo judicial, se, poderá aclarar quem do Sporting perpétuou esta cilada?!!
    Conhecendo como age a justiça portuguesa...a Lusa pagará no final uma indemnização ao Domingos...esperemos que não seja com dinheiro do Sporting...passado por baixo da mesa para proteger o personagem(ns...mais uma sandice que morrerá, muito, provávelmente solteira...até dá para apostar!!! Vai uma apostinha?

    ResponderEliminar
  10. Filipe Nogueira17/2/12 05:24

    Espero bem que a Lusa tenha a decência de revelar o nome da "fonte" que para mim nem é fonte dado que mentiu e agiu de forma deliberada e com um só intuito. Por isso espero que o director da Lusa mostre que ainda existe gente de bem neste país e revele a fonte.

    ResponderEliminar