quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A vergonhosa saída do sr. Carlos Barbosa do Sporting

Durante meses alertei sobre o que se passava no Sporting na área da Comunicação e Marketing. Responsável máximo pelo fracasso, incompetência e falta de visão: o sr. Carlos Barbosa.

Há pouco tempo, num post meu, pedi a demissão deste senhor e o despedimento da directora de comunicação. Já expliquei que não tenho nada contra ambos, nem os conheço pessoalmente, são apenas incompetentes e não podem estar no Sporting.

Por não ter disponibilidade profissional para ir trabalhar para o meu clube nos próximos anos, ainda mais livremente critiquei o que se passava e sempre com verdade e sustentado em questões técnicas e factuais.

O sr. Carlos Barbosa era um dos elos mais fracos desta direcção. Já ninguém o suportava e foi diversas vezes questionado pelos paupérrimos resultados, pelos próprios colegas dos órgãos sociais, como também divulguei.

Então vamos a factos, como eu gosto:

1-O sr. Carlos Barbosa é bem o cartão de visita dos "baronetes" que durante anos deram à tona no Sporting, pareciam grandes prodígios e eram autênticos "bluffs". A recente história do Sporting está recheada destes embusteiros.

2-O sr. Carlos Barbosa, durante a campanha, foi a pessoa que mais insultou diversos sportinguistas e baixou o nível do debate. Barbosa foi um logro. Foi apresentado como o mago dos patrocínios e homem que iria revolucionar a comunicação (coisa de que nada percebe) e o marketing (onde colocou vários amigos da família bem pagos, uma prática condenável). Mas sabem porque foi um logro? Eu digo:

-Canal Sporting, uma promessa, ZERO.
-Novos contratos com patrocinadores, ZERO.
-Gameboxes, ele próprio reconheceu no Jornal do clube que falhou.
-Loja Verde, fraquíssima.
-Menos camarotes vendidos
-Merchandising ZERO

3-Hoje é dia 2 de Fevereiro, se bem se lembram, o mago dos patrocínios garantiu que o azul das camisolas, da TMN, era um assunto que estava resolvido até Janeiro. Naturalmente, como sempre, foi um logro e falhou.

4-Na negociação com a Puma foi ultrapassado, ele não queria a Puma, mas também não apresentou solução credível

5-E Comunicação, meus amigos! Sempre que o mago dos patrocínios abriu a boca saiu uma idiotice. Era que para o ano o nosso campeonto «era o Barcelona, o Real Madrid e o Ajax»; depois, ufanava-se das assistências em Alvalade como se o mérito fosse dele e apelava aos sócios para irem ao estádio. O problema é que ele, o vice-presidente para a comunicação e marketing, não ia aos jogos. Lamentável.

6-Depois a escolha, da sua única e exclusiva responsbilidade, da directora de comunicação do Grupo Sporting. Um cargo de elevada responsabilidade, pois sabemos que o Sporting nesta área é há muitos anos débil, não tem poder, não tem influência e não é temido. Escolheu uma jovem repórter da TVI, inexperiente em assuntos de comunicação onde nunca trabalhou (pois não é a mesma coisa ser jornalista ou assessor/consultor de comunicação), sem força, sem credibilidade, sem talento. Pode ser muito boa rapariga, mas não tem competência para o cargo, como, de imediato, chamei a atenção e o tempo me veio dar razão.

7-E duas histórias dele para o anedotário sportinguista: quando o Sporting jogou com o Olhanense, o nosso Wilson Eduardo marcou. Ele não sabia quem era, nem que era jogador do Sporting, uma idiotice; foi uma vez ao futsal e pergunta a quem o acompanhava: «onde estão as tabelas? no meu tempo o futebol de salão tinha tabelas». Estão a rir-se agora, mas é triste.

O sr. Carlos Barbosa saiu do Sporting, que nunca conheceu nem conhece, mas andou a pavonear-se com o título de vice do Sporting. Deixo-lhe duas notas finais: se acha que a directora de comunicação que escolheu era assim tão competente, por uma questão de carácter e coerência, tenho a certeza que a irá convidar para o ACP. Era o único bom serviço que prestaria, em meses, ao Sporting; e desejo-lhe as maiores felicidades para continuar a trabalhar no assunto que percebe...reboques. No Sporting, paz à sua alma, de onde sai vergonhosamente sem honra nem glória.

5 comentários:

  1. Bom dia Rui,

    Tens um erro aqui: 3-Hoje é dia 2 de Janeiro, hoje é dia 02-02-2012 altera isso.
    De resto excelente artigo.
    SL

    ResponderEliminar
  2. Alvaro C.ferreira2/2/12 04:07

    Sôbre este senhor Carlos Barbosa,tive sempre a pior impressão, mesmo como presidente do ACP! Mas,depois,no dia da eleição para a Direção do nosso CLUBE,ao ouvi-lo malcriadamente ofender um dos candidatos,para mim, foi, a confirmação daquilo que dele pensava,aliás,quem poderia acompanhar GL numa Direção? Só gente desta categoria!!Fico á espera, se não forem os Sócios do nosso CLUBE a correr com eles, ao menos que tenham vergonha e ponham-se a andar,já lá estão á demasiado tempo!Isto, se forem sportinguistas e tiverem uma ponta de dignidade. VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. SL

    ResponderEliminar
  3. Alvaro C.ferreira2/2/12 04:19

    O Rui está a fazer um trabalho extraordinário,
    e,eu,felicito-o por isso!Continue Rui, o SCP e os Sportinguistas, estou certo,não vão esquecê-lo ! Bem haja.
    VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

    SL

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/2/12 08:34

    Uma vitória do Rui

    ResponderEliminar
  5. subscrevo...sem comentários...porque os que, certamente faria usariam algum vernáculo!!! SLssssssssss

    ResponderEliminar