domingo, 13 de janeiro de 2013

Sugestões para a semana (1-2013)

Livros

"Kafkiana", Agustina Bessa-Luís, Guimarães editores, 92 páginas. A escrita da Agustina para mim é deslumbrante. Aqui é uma reunião de ensaios da escritora sobre um autor do qual gosta e «não evita a sua sombra».

"Terra Firme" e "Vingança em Sevilha", Matilde Asensi, Planeta. Dois dos livros de uma trilogia de aventura passada no século XVII que nos faz descobrir as colónias espanholas, ver essa magnífica cidade que é Sevilha e uma personagem fantástica que é Catalina Solis. Foi um grande sucesso em Espanha.

Cinema

A comprar, "Violência e Paixão", de Luchino Visconti. havia uma edição video espanhola má, esta é uma edição portuguesa de um dos mestres intemporais do cinema. Com Burt Lancaster e um dos seus actores fetiche, Helmut Berger. Um homem mais velho que vê a sua pacata vida alterada ao arrendar o apartamento de cima. Não é uma obra maior, como "Rocco e os seus irmãos", " O Leopardo" ou "Senso", mas não deixa de ser um grande filme.

No cinema, "Holy Motors", de Leos Carax. Muitos críticos dizem que este é um dos filmes de 2012. Para mim não é. mas sendo um cineasta de culto, com uma maneira de contar histórias diferente, posso dizer que tem momentos geniais dentro das "marcações" do protagonista. São várias histórias no meio de momentos de arte, terminando com um diálogo de "limousines".

Em casa, na terça-feira, às 20.25h num TVCine passa "Obrigado por fumar", do Jason Reitman. Para quem ainda não viu deixo a sugestão, pois retrata o universo de um PR a trabalhar na indústria do tabaco. Serve para conhecerem um bocadinho melhor o que pode fazer um consultor de comunicação.

Documentários

Na terça, no ARTE, às 21.10h, passa "I love democracy". Sobre o futuro de Cuba, os desafios económicos e políticos que tem pela frente e a sucessão dos irmãos Castro.

Também no ARTE, na quinta, às 12.55h, "Sur les traces de Moby Dick". Uma viagem pelo universo da baleia branca que era a personagem negra de Melville, para alguns era o capitão Ahab.

Séries

Para lá de continuar a sugerir "Boss", em segunda temporada no TVSéries, que continua magistral sobre o poder, para os amantes da ficção científica o MOV, à segunda, estreia "Caprica", que não sou grande fâ pois já a vi e "Continuum" que vai para o segundo episódio e gostei do primeiro.

Restaurante

Como o Terreiro do Paço está bonito, ali irão encontrar um restaurante italiano o "Nosolo", do Pedro Camacho e com a gerência da simpática, profissional e minha amiga Ana Soares. Eu na quarta almocei um fantástico risotto de gambas, mas a oferta é variada, e quando vier o calor sugiro os gelados que são bons.

Sem comentários:

Enviar um comentário