domingo, 11 de janeiro de 2015

Sugestões para a semana

Livros

História da Expansão do Império Português, João Paulo Oliveira e Costa (coordenador), Esfera dos Livros, 678 páginas. Um bom trabalho sobre o crescimento e sustentação do império colonial português. Bom para vermos a estratégia que presidiu a esta gesta.

A Casa Negra, Peter May, Marcador, 445 pág. Este livro foi-me sugerido por um amigo. Estou a lê-lo neste momento, é sombrio, é retirado da alma, é um grande policial.

Cinema

Na televisão o destaque vai para o próximo sábado com "Lágrimas e Suspiros", na RTP2, às 22.40h, mais um grande filme do mestre Ingmar Bergman que o canal transmite num ciclo durante o mês de Janeiro.
A comprar "Getúlio", um quase documentário de João jardim, sobre um dos mitos da história política brasileira: Getúlio Vargas, interpretado por Tony Ramos. É interessante, não é sensacional.
Uma caixa de David Cronenberg que destaco com três películas, mas sobretudo por "Irmãos Inseparáveis", que não se encontrava em edição dvd recente, e é um dos mais geniais do realizador canadiano. Ainda tem lá "Spider" e "Zona de perigo".

Séries

Espero que estejam a acompanhar uma das mais importantes séries europeias de sempre. "Borgen", dinamarquesa (onde aparecem muitos rostos que já vimos em The Killing, também da mesma proveniência), um soberbo tratado sobre o poder e os spin doctors que passa todos os dias da semana  na RTP2. Mas na terça teremos o regresso de The Good Wife na sexta temporada e gostei na semana passada da estreia de "Tyrant".

Documentários

Terça, 2.50h, no Arte, "Mosfilm". Um retrato sobre a Hollywood russa por onde os grandes génios Eisenstein e Tarkovski passaram.
Amanhã, no TV5, às 13h, "Planeta Yoga" sobre o crescimento desta corrente de ascese oriental em todo o mundo.

Restaurante

"Antónia". Um muito simpático restaurante no Bairro Alto de petiscos portugueses. Jantei lá em Dezembro, adorei e volto em breve. Preços em conta e destaco a farinheira à Braz e os pratos de polvo.

Sem comentários:

Enviar um comentário