segunda-feira, 23 de abril de 2018

Sugestões para a semana


Livros

“Sul profundo”, Paul Theroux, Quetzal, 536 páginas. O livro saiu na semana passada, li no fim-de-semana, e o autor, dos quais conheço todos os anteriores títulos editados em Portugal, é na minha óptica o melhor escritor de viagens vivo. Desta vez, decide passar pelo sul dos Estados Unidos da América, «onde o passado nunca morre». Na sua escrita não se recortam apenas lugares, mas sim a geografia das pessoas que vai encontrando e que lhe permitem retratar todos os lugares.

“Solaris”, Stanislaw lem, Antígona, 255 pág. Pela primeira vez, traduzido directamente do polaco, é apresentado aos portugueses um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica e que esteve na génese de dois filmes com o mesmo nome, um, uma obra-prima, o “Solaris” de Andrei Tarkovsky, e outro de Steven Soderbergh. Não é um livro simples porque é quase um tratado de filosofia, a incapacidade dos humanos lidarem com o desconhecido.

“Era uma vez um talento”, Dalila Pinto de Almeida, Vida Económica, 139 pág. Recomendo algo completamente diferente, um livro de uma mulher que trabalha há 25 anos em Consultoria Organizacional, especializada em Executive Search e Coaching para Executivos, áreas extraordinariamente importantes e por vezes pouco utilizadas por quem as devia usar e ouvir quem sabe, como é o caso da Dalila. O livro é muito interessante e é sobre como as empresas devem atrair e reter os talentos que as fazem crescer. Deixo ao cuidado também dos senhores jornalistas que lêem estas sugestões pois dará uma excelente entrevista.

Cinema

No Netflix recomendo o soberbo “Aniquilação”, de Alex Garland. Estreou-se com um filme magistral, “Ex-Machina” e agora vem uma fita que o tempo tornará como um filme de culto para os amantes de ficção científica.

Em sala, começa na quinta o Indie Lisboa e o destaque é uma retrospectiva sobre a obra de Jacques Rozier. Recomendo, na Cinemateca, na sexta o seu retrato de Jean Vigo.

Séries

Estreias da semana, e é sobre isso que sugiro aqui, no Netflix recomendo “O Alienista” (mas não é para toda a família), a estreia da 2ª temporada de Westworld no TVSéries e a estreia daqui a pouco de Deep state na fox. Na RTP2 a 3ª temporada de “Herança” na quarta. Horários podem consultar nas grelhas das vossas boxes.

Restaurante

Por motivos profissionais almocei duas vezes num restaurante de boas gentes de Vila Real na Amadora. Chama-se Cozinha Lusa, grandes vitualhas portuguesas, serviço simpático e preços em conta.

Sem comentários:

Publicar um comentário