quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sinais dos tempos

Fenómeno interessante em Barcelona é o enorme número de turistas brasileiros que por aqui andam. A prova de que a classe média desse país aumentou o seu nível de vida e um dos sinais de que o Brasil está mais caro e muitos portugueses deixaram de ir lá.

Uma chamada de atenção para o Turismo de Portugal que deve reforçar campanhas no Brasil.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Ouvido pela fresca

"Em Madrid divertem-se, em Barcelona trabalha-se". Fez-me lembrar algo que se ouvia no Porto há uns anos atrás

Oráculo (284)

«Desde sempre soubemos que a humanidade se divide entre os que se reduzem à sua máscara, os que se resignam a ela, e os que se esforçam por romper-la»

Bernard Henry Levy

Protesto-cidadão em Lisboa e memórias

Durante uns tempos Lisboa viveu diariamente sobre o crivo dos "cidadãos" e da imprensa local, era um tempo em que havia obra e uma visão clara para Lisboa.

Nesses tempos tínhamos "cidadãos" a fazerem protestos por tudo e por nada e todos os dias vinha uma acção judicial só para prejudicar a marcha das coisas, um bom exemplo foi a questão do Túnel do Marquês.

Nesses tempos, havia um jornal dito "local", a Capital que atacava a CML, tínhamos uma jornalista do DN a acompanhar a tempo inteiro, uma secção de Lisboa só para assuntos de Lisboa no JN com 5 jornalistas, uma secção de local do Público com 5 jornalistas em cima de Lisboa e o CM sempre atento.

Por acaso (ou não) desde Julho de 2004 as coisas mudaram. Os media estão-se marimbando para Lisboa e os protestos "cidadãos" também desapareceram misteriosamente.

Hoje, ninguém diz claramente que em 4 anos de gestão (a celebrar em Agosto) António Costa, não há nada de marcante deste actual executivo camarário, Lisboa desapareceu das agendas mediáticas. Digam-me sff: qual é a obra marcante da gestão PS em Lisboa?

Felizmente o Manuel Falcão decidiu encetar um verdadeiro protesto - sem partidarismos - acerca das condições que a cidade oferece aos motociclistas. Pode ser que os jornalistas se voltem a interessar.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Marcas com nome

É difícil um nome tornar-se uma marca de sucesso. É preciso muito trabalho, um toque de visionário, liderança forte, contactos certos, estar atento ao mercado e manter a regularidade de sucesso durante muitos anos.

A Toyota em Portugal sempre foi Salvador Caetano, conseguiu fazer do seu nome uma marca de sucesso entre empresários portugueses. No dia em que parte para outro lugar as minhas homenagens.

Big Love

Na semana em que o canal Fox Next passa a Fox Movies, acabei ontem de ver todas as 5 temporadas de Big Love, que ali passou.

No momento em que na América a campanha presidencial republicana conta com dois candidatos mórmons - Romney e Huntsman - esta série que já terminou há algum tempo nos EUA, contava a vida de uma família polígama do Utah.

Bill Paxton tem o papel da sua vida, até ao minuto que recebe um tiro do vizinho, luta diariamente, até no Senado, pela verdade das suas convicções e pela sobrevivência da sua família e negócios.

Big Love vai-se tornando mais negra com o passar de temporadas, mas vai-nos conquistando para aquela família tão pouco convencional. A fé reside no amor entre eles, apesar das reacções da sociedade.

Big Love foi uma grande série, bem escrita, com grandes actores. E mais uma prova que a excelência encontra-se muito mais hoje na televisão do que no cinema.

domingo, 26 de junho de 2011

Bernardo Bairrão faz sentido no MAI?

Marcelo avançou a notícia e depois os jornais confirmaram. O administrador da TVI, Bernardo Bairrão vai ser secretário de Estado da Administração Interna.

Isto faz sentido? Confesso que não sei responder. Do lado do Governo não conheço as motivações, do lado do gestor passar da TVI para secretário de Estado é no mínimo estranho. Enfim, o Governo que até tem tudo corrido bem, também tinha de fazer uma cedência à silly-season.