quinta-feira, 16 de junho de 2011

Os relevantes prémios da Meios & Publicidade

Já estão à vista de todos a lista dos nomeados para os Prémios Meios & Publicidade e isso motiva-me os seguintes comentários:

Selecção - Há algo que nunca contestei. Serem os jornalistas da Meios & Publicidade a fazerem a selecção dos nomeados e eu respeito-os. São eles que trabalham no dia-a-dia, acompanham as diferentes áreas e por isso têm um conhecimento apurado dos diversos mercados. O que pode acontecer nesta fase, é não concordarmos com as escolhas, mas aqui é apenas debate de pontos de vista e critérios.

Melhor Agência de Comunicação - aqui discuto apenas a escolha e chamo a atenção, no meu ponto de vista e critério, de que a BAN mereceria estar presente. É a que mais cotadas tem e tem feito trabalhos de enorme relevãncia diária no universo comunicacional e provavelmente neste momento é das agências mais sólidas do mercado. mas pelo que deparo isso deve ser um critério irrelevante.

Figura da Comunicação do Ano - Confesso que li e reli e não encontrei. Vi nomeados para Personalidade do Marketing, Publicidade e Media, mas estranhamente (ou não) não estava ninguém da comunicação em disputa por um Prémio (relembro que o ano passado estavam António Cunha Vaz e Pedro Reis). Provavelmente no alto critério da directora da Meios, numa palavra que lhe é muito cara, não há ninguém relevante.

Prémio Novas Agências - Algo que estranhamente (ou não) deixou de existir o ano passado. Entendo que se deve premiar o esforço de quem lança novos projectos, achava o ano passado e acharei sempre. E este ano até surgiram mais projectos do que o ano passado. No ano passado, no alto critério da directora da Meios, numa palavra que lhe é muito cara, não aconteceu nada de «relevante». Eu via pelo menos duas agências que deviam ser nomeadas - sei que não dava muito jeito aos amigos da Meios e também "tubarões" das assinaturas - mas este ano sobre uma tive a confirmação. Ao escolherem a LPM para melhor agência de comunicação, um dos critérios foi a Next Power (nova agência no passado, nas palavras da directora da Meios, «irrelevante»)ter anexado a Fonte. Mas ficamos com a ideia que neste campo é tudo pouco relevante.

Para Votar - o ano passado critiquei fortemente a maneira como se votavam os Prémios, possibilitando a quem tem mais assinaturas manipular a conquista dos mesmos. Este ano, fica efectivo que o critério mudou. É um avanço e pelo menos fica à vista do mercado que no alto critério da directora da Meios afinal a forma de votação era má e levantava dúvidas - como eu alertei - e que citando uma palavra que lhe é cara, afinal as minhas palavras não foram «irrelevantes».

PS: sou uma pessoa educada e como tal tenho para mim, por formação, que não se devem divulgar conversas privadas ou mails privados. Mas adorava publicar um determinado mail do ano passado que recebi. Era sobre Prémios novos para este ano. Não o publico por educação e também porque citando uma palavra que é cara à directora da Meios era «irrelevante». Mas fica para a consciência de quem o escreveu...

Sem comentários:

Enviar um comentário