domingo, 8 de setembro de 2013

Sugestões para a semana (16-2013)

Livros

"História da minha vida", Giacomo Casanova, Divina Comédia, 582 páginas. É o primeiro volume, o segundo sai no final de Setembro, das memórias de Casanova. Uma tradução fantástica de Pedro Tamen dos escritos de um homem que passou para a história como sedutor, mas era muito mais do que isso. Imperdível.

"As Mulheres dos Césares", Annelise Freisenbruch, Texto Editora, 518 pág. Acabei de o ler na segunda-feira com imenso gosto. Leio muito sobre Roma e este livro é inovador pelo perfil e história das principais mulheres do poder da capital do mundo antigo. Lívia, Agripina, Messalina, Domícia, entre outras, andam por aqui. Mulheres perversas outras castas, mas com marca indelével na história.

"Acqua Toffana", Patrícia Melo, Quetzal, 164 pág. Gosto muito desta escritora brasileira que segue as linhas da linguagem de Rubem Fonseca. A obra dela, que eu já li praticamente toda está agora a ser reeditada, e, se não a conhecem, recomendo.

Cinema

Nas salas recomendo que tomem contacto com a prodigiosa obra de Yasujiro Ozu que chega pela primeira vez ao circuito comercial. Está "Viagem a Tóquio" e "O Gosto do Saquê", que são duas das suas obras-primas.

A bom preço podem comprar um clássico de David Lean, "A Filha de Ryan"com Robert Mitchum e sarah Miles. Um drama intenso com uma fotografia sensacional passado na Irlanda.

Documentário

Recomendo vivamente, amanhã ás 9.45h, no Sundance Channel, "Mandelson the real PM?". Um documentário sobre o Príncipe das Trevas da política inglesa, Peter Mandelson, articulador da Terceira Via, e um dos maiores "king-makers" da política. E tem tiradas do próprio absolutamente geniais.

Séries

A 7a temporada de Dexter que passa a horas decentes na Fox e que é a sua penúltima, de uma das melhores personagens da ficção televisiva americana.

No Sundance Channel estreia-se hoje "Secret State", com Gabriel Byrne, passa-se nos meandros da política e estou curioso.

Restaurante

Esta semana jantei na segunda e na sexta no "Primavera", do sr. Rafael, no Bairro Alto. Continua grande cozinha com a simpatia de sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário