domingo, 22 de setembro de 2013

Sugestões para a semana (16-2013)

Livros

"Viagem por África", paul Theroux, Quetzal, 566 páginas. Deram-me imenso prazer este Verão o livro que cito e o "Comboio Fantasma para o Oriente" do melhor autor de viagens da actualidade. Nesta obra vai percorrer do Cairo para a Cidade do Cabo. «As notícias que nos chegam de África são sempre más. Ao ouvi-las, eu ficava com vontade de lá ir...».

"Nome de Toureiro", Luis Sepúlveda, Porto editora, 184 pág. Não é um dos melhores dele, mas é um escritor muito agradável de se ler. Aqui uma narrativa atrás de umas moedas de ouro que desapareceu da prisão de Spandau durante o nazismo. O título é motivado por uma personagem, Belmonte, que foi um dos mestres da tauromaquia.

"Unha com Carne", Elmore Leonard, Teorema, 295 pág. Com a morte deste autor conhecido pelas suas tramas policiais e pelos diálogos que poucos conseguiram, a reedição de vários dos seus livros.

Cinema

"Os amantes passageiros", Pedro Almodôvar. O seu último filme finalmente com edição em DVD depois de um atraso de dois meses. Almodôvar é um cineasta brilhante com uma obra muito consistente. Mas este não é dos que fica para a sua galeria de honra. Mas é um Almodôvar.

"Estação Termini", Vittorio de Sica. Um dos grandes mestres do cinema italiano aqui com o privilégio de rodar com Montgomery Cliff e Jennifer Jones na estação de Roma.

Séries

Recomendo "Secret State", com Gabriel Byrne no papel de primeiro-ministro inglês, sobre os poderes ocultos que influenciam a política e a força moral de os enfrentar. Dá no Sundance channel aos domingos..

Documentário

"Convention", Sundance Channel, segunda-feira às 14.20h. Os bastidores da Convenção Democrata de 2008 que entronizou Barack Obama como candidato à Casa Branca.

Restaurante

Entre Copos, ali escondido atrás do Campo Pequeno, experimentem o peixe de qualidade e os peixinhos da horta como entrada. É dos restaurantes mais desconhecidos que mais gente conhecida da política, futebol e negócios tem por metro quadrado.
"Convention"

Sem comentários:

Enviar um comentário