segunda-feira, 27 de junho de 2016

Sugestões para a semana

Livros

"O Ruído do Tempo", Julian Barnes, Quetzal, 193 pág. Um dos que leio neste momento e é, provavelmente, um dos melhores do ano. Sobre a Arte e o Poder, a relação entre Chostakovich e Estaline. Bem escrito e com uma ironia marcante,

"Génio", Harold Bloom, Temas & Debates, 902 pág. Esta é uma obra sublime, convém ir lendo página a página, com carinho com medo que o livro acabe. Um tratado sobre literatura e os grandes escritores.

Cinema

Recomendo-vos o "Asas", de Larisa Shepitko, em várias sessões no Nimas esta quarta. É um dos melhores presentes nesta mostra dos grandes mestres do cinema russo. Realizado num tempo em que houve um pequeno espaço para sonhar na URSS, no tempo de Khrushchev.
Em televisão, e ainda há pouco estava nas salas, o último do françois Ozon, no TV Cine 2 na sexta 22h. Sobre este filme que já vi, registei todos os críticos que lhe deram nota 2. É que daqui a 20 anos os mesmos que lhe atribuíram essa nota vão passar a dizer que é um grande filme, vão por mim.
Recomendo o ciclo do Roberto Rosselini que começou na semana passada com o "Amor", às terças no TVC2, e durante toda a semana cerca de 9 filmes do John Carpenter no TVC 4

Séries

A estreia da segunda temporada de Marco Polo, no Netflix. Mais do que a história, a produção e mise-en-scéne é fabulosa.

Documentários/Debate

Eu que sou assinante da Globo Internacional, para lá do charme e humor com classe do programa do Jô Soares, há um programa de debate de grande qualidade que passam os anos e continua bom, é o Manhattan Connection. Passa ás terças.

Restaurante

 Para umas tapas seguidas de boa diversão e bom ambiente espreitem o Lagar do Cais, na Rua de São Paulo. Não é barato mas é um sítio agradável.

Sem comentários:

Publicar um comentário