terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Sugestões para a semana

Livros

"A forma das ruínas", Juan Gabriel Vasquez, Alfaguara, 571 páginas. Para já o melhor livro editado neste ano. Sou um apreciador deste escritor colombiano, já tinha lido o soberbo "As Reputações" (que recomendo) e "O barulho das coisas ao cair", tem uma escrita ritmada, excelente construção de diálogos e neste livro surge um personagem fascinado por teorias da conspiração que marcam a história da Colômbia e dos Estados Unidos.

"Heinrich Himmler", Peter Longerich, D. Quixote, 911 pág. Comprei na última semana de 2016 esta biografia considerada um dos melhores livros do ano pela mais reputada crítica mundial. É fabulosa, bem escrita, sem se perder nos detalhes dos quais é muito rico o livro, e descreve um homem fraco, que fez mal ao mundo, e que nada tinha de brilhante. Apenas a sua determinação em sobreviver o levou a um dos cargos mais altos no partido nazi. É imperdível.

Cinema

Na televisão, o filme da semana passa amanhã no TVC2 ás 22h, "Se as montanhas se afastam", de Jia Zhang-Ke, um retrato poderoso e sublime da China contemporânea.
A comprar esta semana com o Público, o realismo de "I, Daniel Blake", do Ken Loach, o melhor de 2016.
Na Cinemateca o ciclo integral, que se prolonga até Abril, de Ernst Lubitsch, um dos padroeiros da Sétima Arte, e chamo a atenção que durante uma semana terão a oportunidade de viver a experiência que muitas pessoas tiveram nas primeiras décadas de Hollywood com os filmes a serem acompanhados ao piano. Vejam no site da Cinemateca o cartaz.

Séries

Perto da primavera começam a aparecer as séries de qualidade. Já estreou Billions na segunda temporada, passa ao sábado à noite, a excelente mini-série "Big Little Lies" segundas 21.45h, com Reese Whiterspoon e Nicole Kidman. E em homenagem ao Bill Paxton que morreu esta semana espreitem a série de acção Training Day baseada no filme com Denzel Washington e Ethan Hawke. Todas estas séries estão no TVSéries

Documentário

Na RTP2 passam excelentes documentários, recomendo que deixem a gravar por volta das 12h, diariamente, "Mundos Secretos". Para quem gosta de arqueologia e do estudo das velhas grandes civilizações vão ter muito prazer.

Restaurante

Duplex no Cais do Sodré. Cozinha requintada com experiências diversas, bom ambiente, serviço muito simpático.

Sem comentários:

Enviar um comentário