segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A manobra de comunicação que protegeu Vitor Pereira

No Porto há muito tempo que se trabalha bem a comunicação. Reforçado tudo pelo facto de Pinto da Costa conhecer os tempos de reacção. Isto é, ver o momento e aproveitá-lo para os seus fins.

Na semana que passou, foi normal a contestação ao técnico Vitor Pereira depois de um mau resultado contra uma equipa de Chipre. Fraqueza na liderança, más opções tácticas, débil preparação fisíca, mas, mais grave, o sentimento que o treinador não tem mão no balneário e está a perdê-lo. Ora, no mundo do futebol sabe-se que, para ganhar, a força vem de um balneário blindado e unido.

Então como é que o Porto tentou proteger o seu técnico? Criando uma ardilosa manobra de comunicação que criou um outro protagonista, um outro foco de interesse mediático, tentando tirar Vitor Pereira das primeiras páginas. E consegui-o.

Sexta-feira: «Antero Henrique pretendido pelo Chelsea».

Sábado: «Real Madrid na corrida a Antero Henrique»

Domingo: «Antero não atraiçoará Pinto da Costa»

O "spinning" foi perfeito e os desportivos durante três dias deram destaque ao director do futebol, criando o tal novo foco que protegeu Vitor Pereira que ontem, apesar do cabelo amarelo de Hulk e dos golos irregulares, teve direito a mais uns dias para respirar tranquilo, apesar da atitude de Belluschi que indicia, efectivamente, que o balneário não está unido.

PS: Esta notícia contribuiu igualmente para se perceber que se Pinto da Costa escolhesse agora um sucessor, ele seria Antero Henrique.

2 comentários:

  1. Compreendo que tenha uma olhar atento sobre a comunicação, e reconheço-lhe o mérito de tirar o pó a esta encenação. No entanto, continuo a acreditar que a melhor maneira de engomar Vitor Pereira, ou qualquer outro que esteja numa cadeira desconfortável, é ir por caminhos mais seguros. Já referiu os golos irregulares mas, se nos recordarmos do início da época, não foram necessárias "jogadas" para puxar uma equipa que, pura e simplesmente,não jogava "um chavelho". Foram, rigorosamente, levados ao colo. Ainda numa flash interview recente, Evaldo foi questionado do porquê de jogarem tão mal no início e agora estarem muito melhor. Pois, eu acho que o Sporting não jogou mal no início, mas não tivemos quem nos tirasse a cabeça debaixo de água, antes pelo contrário, tentaram sufocar-nos nas primeiras jornadas. Não fora aquele 3º golo em Paços de Ferreira e estaríamos a reportar-nos a mais uma época perdida. No entanto, contra poderes instituídos, nunca será cedo para cantar vitória.

    ResponderEliminar
  2. Ele há muito que conhece todas as técnicas. Contudo, também ele um dia terá o seu fim. :-)

    Amigo,

    Já que também sabes da poda, porque não pô-la em prática na hora das necessidades.

    A roda há muito que foi inventada...

    Para logo espero ver/ouvir/cantar a 9ª Sinfonia, pode ser?

    Rugidos de muita alegria

    ResponderEliminar