sábado, 29 de outubro de 2011

Sugestões de fim-de-semana (nova temporada)

Volta o mau tempo, volta mais tempo para estar em casa. Daí o regresso das minhas sugestões de fim-de-semana

Livros

Império, Steven Saylor, Bertrand, 684 páginas. Saylor é o criador do detective mais famoso de Roma, Gordiano. Que convive com Júlio César, Cícero entre outras das grandes personagens que marcaram a capital do mundo daquela época.
Mas este livro nada tem a ver com investigações "detectivescas". É a sequela de "Roma" e é uma história de Roma que terá vários volumes, desde o seu início até à derrocada. É uma leitura muito interessante, pois toda a história do poder tem como base os romanos.

Mulheres de ditadores, Diane Ducret, Casa das Letras, 351 pág. O título diz tudo, a relação das mulheres com alguns ditadores. São eles Lenine, Estaline, Salazar, Mussolini, Hitler, Bokassa, Mao e Ceausescu. A construção da sua imagem pelo relacionamento com as respectivas mulheres. Por exemplo, nas páginas sobre Mussolini há descrição fantástica dessa aura construída depois pelos media. É um livro muito interessante para quem gosta de História, o conhecimento dos líderes e a formação do seu poder.

Segredo Oculto em Águas Turvas (Outono), Mons Kallentoft, Dom Quixote, 459 pág. Este ainda não comecei a ler, comprei ontem, mas já li os dois volumes anteriores e é um policial fantástico, duro, austero, na linha dos grandes criadores escandinavos. Esta é a leitura mais de lazer que aconselho.

Cinema

Um barco e nove destinos, Alfred Hitchcock. Provavelmente o filme menos visto do grande mestre e é baseado num conto de John Steinbeck. Sobreviventes num bote em alto-mar, depois do barco onde seguiam ser afundado por um submarino alemão. Mais tarde aparece mais um homem no mar e depois descobrem que é o capitão do submarino que abateu o seu barco. A ver...

O Último Metro, Fraçois Truffaut. Não sou fanático do realizador francês, mas este é um dos meus filmes preferidos dele. Com Catherine Deneuve e Gerard Dépardieu numa Paris dominada pelos nazis, onde um judeu encenador finge que foge para a América do Sul, mas está apenas escondido no teatro onde decorrem preparativos para a peça que encena.

BD

Aqui é mais animação. Recomendo a caixa com a série em banda desenhada de Star Trek, para os fâs da criação de Gene Roddenberry.

Séries

Deixo para amanhã, agora ao domingo falo e recomendo uma série.

Revistas

Exploring History. Nova revista com selo National Geographic, é o número 1 que está nas bancas. Os 4 destaques: Joana D´Arc, Lincoln, Montezuma e a capa, por dentro da máquina de guerra romana. Para os que gostam de História.

Cahiers du Cinéma. Capa e trabalho fenomenal com Michael Cimino, a rodagem de Metropolis, de Fritz Lang e uma homenagem a Raoul Ruiz.

BBC Focus on Africa. Revista trimestral que recomendo sobre assuntos africanos. Numa altura de crise é bom abrir horizontes e ver onde estão as oportunidades. Com esta revista saímos da informação habitual da África Lusófona que é mais acompanhada por cá, e da francófona que é privilegiada por outra revista que habitualmente leio que é a "Jeune Afrique". E esta tem o selo de qualidade da BBC. Neste número um importante artigo sobre lobby, nomeadamente no Sudão e Gabão.

Restaurante

Vão ali dar um salto à Hamburgueria Gourmet na Rua da Alfândega. Melhor hamburguer de Lisboa com produtos portugueses. Experimentem o cheeseburguer com queijo da Beira Baixa e ainda têm a simpatia de sempre da dona, a Andrea.

Sem comentários:

Enviar um comentário