sábado, 29 de outubro de 2011

Schaars, o Xadrezista

Foi muito mencionada, por vários sportinguistas, a magnífica entrevista de Schaars ao Jogo, que só há pouco tive oportunidade de ler em papel.

Curiosamente, na 3ª página da entrevista, tiraram uma foto ao holandês a mexer num tabuleiro de xadrez. Xadrez, esse, que é um jogo de estratégia, tal como é o futebol. Onde devemos saber o que vamos fazer, mas somos melhores quanto mais rápido conseguirmos antever as movimentações do nosso adversário.

«É essa a minha maior virtude vejo coisas antes de elas acontecerem. se calhar é por isso que falam da minha liderança», afirma Schaars.

Muitos, como eu, duvidavam do seu estado físico depois de uma grave lesão e, no início, sentiu dificuldades de compreensão do modelo de jogo da equipa, dificuldades essas reconhecidas pelo próprio e Domingos.

Schaars é hoje o mais importante jogador do Sporting. Não é o que marca golos ou fascina com fintas, mas é o pêndulo discreto do meio-campo, o que mantém a pressão alta, o que descobre os espaços e faz «passes inteligentes». Schaars é uma espécie de Hugo Viana, com menos veludo nos pés, mas com maior intensidade de jogo.

A sua racionalidade e liderança são reflectidos nos comentários justos que faz sobre os diversos colegas, de que fala na entrevista: Rinaudo («precisa de ser mais esperto»), Wolfswinkel («bom rapaz e a melhorar»), Capel («não é Messi, mas a equipa precisa dele e ele precisa da equipa«) ou Carrillo «não é muito esforçado, mas tem qualidade. E só tem 19 anos»).

Schaars faz parte de algo que tenho de elogiar. A qualidade humana de todos os reforços do Sporting, todos com boa cabeça, frios mas muito unidos e contribuindo para um balneário blindado à prova de bala.

E Schaars vai mais longe: «Sim. Somos o Sporting e temos de mostrar aos adversários que somos um grande clube. Temos de agir em vez de reagir». E vai dizendo que vai lutar para um Sporting campeão.

Porque a racionalidade do discurso de Domingos tem a ver com a gestão de um balneário jovem, mas o Sporting onde entra é para ganhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário