domingo, 14 de setembro de 2014

Sugestões para a semana

Livros

A Ilha, Aldous Huxley, Antígona, 458 páginas. Depois do "Admirável Mundo Novo", o seu contraste de uma civilização de paz, livre, ideal que começa a ser cobiçada pelas restantes. Um espelho do homem e do mundo. Um grande livro, com uma edição muito mais cuidada do que a velhinha dos Livros do Brasil.

O Capitalismo Estético na Era da Globalização, Gilles Lipovetsky, Edições 70, 500 pág. O design, a publicidade, o cruzamento entre indústria, cultura e moda. Um livro para pensar.

O Amigo Andaluz, Alexander Soderberg, Porto Editora, 487 pág. Para os amantes de policiais este é o primeiro de um tríptico acabado de publicar por cá. Mais um autor sueco, de traços ríspidos, sobre o tráfico de armas.

Cinema

Na televisão sugiro no TVC2, para quem ainda não viu, "A vida de Adéle", de Abdellatif Kechiche, um dos melhores do ano passado. E procurem o "Morangos Silvestres" também TVC, a obra-prima, para mim, do Ingmar Bergman.
No videoclube do NOS espreitem "Under the Skin", de Jonathan Glazer. O olhar sobre os humanos de uma extraterrestre. Tem planos tão geniais como no "Stalker" do Tarkovsky.

Séries

Os que gostam de séries têm estado em quase jejum de estreias vai para dois meses. A surpresa desta rentrée anda na fox Life, chama-se "Mr. Selfridge" e tem um Jeremy Piven ao nível do seu papel em "Entourage".

Documentários

"Eastwood realiza", sexta às 22h no TVC2. Documentário sobre os 40 filmes já realizados por Clint Eastwood, com vários depoimentos e bastidores.

"Mittal, a face escondida de um império". Terça, 19.50h no Arte. Lakshmi Mittal, indiano, é um dos homens mais ricos do mundo, emprega 250 mil pessoas e o aço é a base da sua riqueza.

Restaurante

Entre Copos, almocei lá duas vezes esta semana, continua a mesma simpatia e os peixes grelhados e as sardinhas estão em grande.

Sem comentários:

Enviar um comentário