domingo, 21 de setembro de 2014

Sugestões para a semana

Livros

"Contos Completos - Volume I", Vladimir Nabokov, Teorema, 363 páginas. Edição de capa dura, tão fabulosa como a magia do escritor de Lolita junta letras sobre a beleza, a angústia, os dilemas da natureza humana. Livro essencial.

"Massa e Poder", Elias Canetti, Cavalo de Ferro, 605 páginas. Deste escritor, de origem búlgara e Nobel da Literatura, já tinha recomendado o genial "Auto de Fé" que muito prazer me deu ler. O de hoje demorou 38 anos a ser criado, é uma obra que junta várias áreas do saber - religião, economia, política, história, literatura - mas que se torna um tratado sobre o poder.

Cinema

na televisão recomendo no próximo sábado ás 16,35h no TVC2, "O Capital", de Costa Gavras, velhinho e talentoso realizador que sempre criou obras relacionadas com o poder, como o mítico "Z- A orgia do poder", com Yves Montand e Jean-Louis Trintignant. Neste é sobre o poder do dinheiro, do submundo da banca, tão útil para os dias de hoje.
No TVC4, na quarta, às 23h, um dos filmes, para mim, mais subvalorizados produzidos em Hollywood: "The Prestige - O Terceiro Passo", de Christopher Nolan, com Christian Bale, Hugh Jackman, Michael Caine (notável papel secundário) e Scarlett Johansson. No mundo da magia, a rivalidade, o ódio, a luta por querer ser o melhor.
Nas salas, no Nimas, e a comprar em caixa, depois da já editada trilogia de Apu (que já tinha recomendado e é indispensável para quem é cinéfilo), mais seis filmes de Satyajit Ray, o grande mestre do cinema indiano: «"A Grande Cidade", "Charulata", "O Santo", "O Cobarde", "O Herói" e "O Deus Elefante"

Séries

Ando a seguir uma grande série chamada "Blacklist", com o James Spader, que ainda não tinha visto e dá no "late-night" da SIC. E a minha expectativa para a semana é a estreia de "The Knick", criada e realizada por Steven Soderbergh, só isso basta para atrair, com o Clive Owen e carimbo HBO. Estreia no TVSeries na terça às 23h

Documentários

No TVC2, amanhã às 11.20h, recomendo um magnífico documentário chamado "Fórmula 1" que relembra os tempos em que havia as grandes estrelas das pistas, os campeões da história da modalidade, os duelos, os acidentes mais traumáticos. Para matar saudades.
No National Geographic, um documentário de Stephen Hawking sobre a ciência do futuro.

Passeio e descanso

Para escapar ao bulício da cidade, recomendo uns dias de repouso na Cerca do Sul, na Costa Vicentina, mais propriamente em Odeceixe que tem sido citado em várias publicações como um bom destino para relaxar. Ainda por cima é de uma amiga minha. Podem procurar e marcar via a sua página no facebook.

Restaurante

Juntando a melhor varanda de Lisboa com a melhor vista do Tejo, comecem a regressar ao SILK, em plena Rua da Misericórdia, que agora tem um menú simples e de qualidade mas que vai agradar.. 

Sem comentários:

Enviar um comentário