segunda-feira, 11 de outubro de 2010

António Costa um ano (+2) em Lisboa

Faz hoje um ano que António Costa venceu as eleições em Lisboa, mas muitos se esquecem que já governa Lisboa desde 2007.

Da parte do PSD tem-se notado uma oposição construtiva, deu-se um ano para o edil de Lisboa governar e só ao fim deste tempo se analisa. Teve-se a tolerância que o PS e outros não tiveram no passado com outras governações da cidade.

Fica provado com a entrevista ao Diário Económico, de hoje,que António Costa continua a ser o Número 2 de Sócrates. Ele saiu do Governo, mas o Governo nunca saiu dele. E têm ambos algo em comum. Prometeram tudo como num conto de fadas, mas a realidade é bem diferente do que ambos prometeram em campanha.

Em Lisboa, foi a saída do Aeroporto, os contentores, a terceira ponte, sem esquecer o estaleiro em que estava Lisboa com várias pequenas obras durante as duas semanas antes das eleições e que subitamente desapareceram.

Costa fez uma coligação com gente que dava votos, hoje a orquestra anda desafinada e há vários vereadores que manifestam incapacidade na gestão de uma cidade. Depois, nas reuniões de câmara muitas são as vezes que são directores municipais e assessores que apresentam as propostas e não os vereadores, os que deviam ter competência para o fazer.

Tem havido trabalho na Educação, na Cultura e muita quantidade no Urbanismo, onde Manuel Salgado é actualmente o homem com mais poder em Lisboa. Mas a CML tem contado com a colaboração da CCDR e do IGESPAR para governar como quer, sem obstáculos, políticos ou processuais, nesta área.E na área da comunicação, noto que muito menos atenção tem sido dada à actividade diária da CML.

Mas na área social, na habitação e na reabilitação urbana os resultados têm sido zero. Lisboa está suja, e dá vergonha àquela canção que canta o tão bem que cheira.Lisboa está pouco cuidada e pouco promovida. O EL Pais chamou-lhe a «capital do vazio» pois cada vez menos gente mora e vive em Lisboa.

Parece que o Presidente da Câmara que é inquestionavelmente o nº 2 de Sócrates no PS; nos media e em Lisboa está mais preocupado com o seu futuro do que com a cidade que é o seu trampolim para as suas legítimas aspirações.

Como lisboeta sinto que Lisboa não está melhor, está infeliz, com pouca ambição e com pouca capacidade de sonhar. Melhores dias virão.

3 comentários:

  1. 1. Fica provado com a entrevista ao Diário Económico, de hoje,que António Costa continua a ser o Número 2 de Sócrates.


    2. Parece que o Presidente da Câmara que é inquestionavelmente o nº 2 de Sócrates no PS

    "Provado" e o "parece" em que ficamos?

    ResponderEliminar
  2. Parece e fica provado
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. A guerra entre vereadores, os serviços a que se prestam os Srs. Directores Municipais para "safar" os seus chefes de fila, as coerências e incorências escritas, os atropelos que se fazem uns aos outros para chamar a atenção de Antonio Costa, é de bradar aos céus.
    Entretanto Salgado vai fazendo a sua sementeira de facto o dono da "quinta".

    ResponderEliminar