terça-feira, 5 de outubro de 2010

A República de D. Duarte Pio

Confesso que sou republicano e o primeiro jornal que me recordo e que o meu avô comprava chamava-se República. Mas respeito as monarquias e tenho admiração especial pelo Rei e pela família real espanhola, mas não há tantas assim no mundo se olharem bem.

Hoje vi vários amigos colocarem a bandeira monárquica nos seus perfis do Facebook. Nisto deram 100 a zero aos republicanos.

A República faz 100 anos, está em crise mas isso todo o mundo está e não é a monarquia que nos resolve os problemas. A crise das instituições passa pelos valores e pelos homens que as conduzem. Provavelmente são os homens e os seus valores que estão em crise.

Agora aqui em Portugal esquecem-se de uma coisa: a bandeira monárquica é muito bonita, mas por que é que os monárquicos não trocaram as suas fotos de perfil pela fotografia do Rei?

Ah! Pois é. É o tal pequeno pormenor. Esquecem-se que se vivêssemos em monarquia o Rei era D. Duarte Pio de Bragança. Estaríamos melhor, mais saudáveis e mais tranquilos com essa Majestade?

Por isso, mesmo em crise, minha rica República. Que mais e melhores pessoas intervenham nos nossos destinos, que os melhores tenham apetência para perder um pouco dos seu tempo em prol de todos. Esse é o apelo que a nossa República deve fazer constantemente.

E aos monárquicos que arranjem um Rei e uma família real melhor, depois podemos falar de monarquia.

4 comentários:

  1. Sou monarquico e coloquei uma bandeira monarquica no Facebook. Como visado, respondo-lhe directamente:
    Nao tenho qualquer duvidas que D. Duarte Pio seria mais digno representante do que qualquer destas luminarias actuais. Para tal esta infinitamente mais bem preparado, e por se encontrar a margem de partidos, numa posicao superior para corresponder aos anseios de TODOS os portugueses ( e nao daqueles que nele votam ).
    De resto, e pese que a sua sugestao nao e de todo infeliz, optei pela bandeira pois esta representa toda a nossa historia e nao apenas uma ( de varias ) linhas sucessoria. Lembre-se que D. Duarte nao e rei, mas pretendente ao trono.
    Caso a monarquia fosse restaurada amanha, seria o primeiro a aclamar ( e talvez ate a postar no Facebook uma foto de ) D. Duarte Pio, cuja imagem possa talvez nao vender tanto, mas me merece bastante mais respeito.
    Acredite que se o Rui se der ao trabalho de conhecer o seu percurso e preparacao e nao apenas os soundbytes, talvez tambem possa vir a merecer o seu.

    ResponderEliminar
  2. Conhece Sua Alteza Real, O Senhor Dom Duarte Pio? Se não o conhece cale-se de vez e fale do seu PR e da Cavaca!
    Minha rica república? O que estão a festejar?
    15 ANOS DE TERRORISMO!
    40 ANOS DE DITADURA!
    30 ANOS DE BRINCADEIRA E DE DECADÊNCIA!

    VIVA A MONARQUIA! VIVA O REI! VIVA DOM DUARTE!

    ABAIXO A REPÚBLICA QUE ESTÁ DOENTE, MAL TRATADA, PODRE E CORRUPTA!

    ResponderEliminar
  3. Eu não sou nem Republicano nem Monárquico, mas tenho as minhas ideias, porque não sou nenhum amorfo.
    Todavia, se houvesse necessidade de opção não teria qualquer dúvida em escolher a Monarquia por razões de vária ordem e uma delas seria a económica.

    ResponderEliminar
  4. Dom Pedro Pereira9/11/10 07:44

    Maria Menezes, concordo consigo a 100%
    os republicanos no dia 5 de Outubro comemoram a implantação da relice publica, esquecendo o verdadeiro 5de outubro....
    data da Fundação(de facto) de Portugal em 1143, com o conhecidissimo TRATADO DE ZAMORA assinado por EL REI D.AFONSO HENRIQUES a dia 5 de Outubro de 1143.... os republicanos comemoram o assassinato dessa data! e sentem se orgulhosos de matar a data de Fundação de Portugal e ainda teem a demencia grande de dizerem "ai e tal somos portugueses e respeitamos os valores Históricos..." eu respondo a eles assim "respeitam os valores Históricos na PIÇA" só respeitam os corruptos e os ladrões por exemplo : José Socrates.....
    que instaurou a nova censura....
    ou estao esquecidos do que ele fez á Jornalista da TVI Manuela Moura Guedes????

    ai isso nao interessa? pois não isso so demonstra que VIvemos numa DITADURA BI-PARTIDÀRIA entre PS e PSD......

    tenho razão nao tenho?
    então calou Republicaninhos da treta, assassinos da Nação Portuguesa, assassinos da Liberdade,e do Império Portugues que fora prospero e que hoje em dia declinou NA REPUBLICA ou estou errado ? 1974 e 1999 são datas da Relice Publica ou nao vos interessa?

    ResponderEliminar