domingo, 13 de setembro de 2015

Sugestões para a semana

Livros

"Purity", Jonathan Franzen, D. Quixote, 694 páginas. O regresso do escritor que fez capa da Time que o considerou o melhor dos romancistas americanos contemporâneos. Depois dos soberbos "Correcções" e "Liberdade" este será um dos livros do ano.

"História de Espanha", Julian Valdeón e outros, Edições 70, 561 pág. Uma edição velhinha de um catálogo que praticamente desapareceu. A história dos nossos vizinhos, dos Visigodos à ditadura, importante conhecer as diferenças.

Cinema

Em casa no próximo sábado a RTP2, às 22.40h, passa o belíssimo "Stromboli" de Roberto Rosselini, aqui numa fase de paixão pela sua mulher Ingrid Bergman que reluz nesta brutal película de sentimentos e emoções.
No mesmo dia, no TVC1, 21.30h, não percam a oportunidade de ver um dos melhores filmes americanos do passado, e por ser muito bom praticamente passou despercebido nos Óscares, "Nightcrawler", de Dan Gilroy, com um magistral Jake Gyllenhaal que se alimenta do nosso "voyeurismo" pelo jornalismo criminal.

Séries

A principal estreia desta semana é "Uma Morte Súbita", no TVSeries, quarta às 22.30h, que se baseia no livro de J. K. Rowling

Documentário

No Arte no "Thema" de terça às 19.50h, "A Dívida, uma Espiral Infernal?", sobre a história da dívida que limita países e povos.

Música 

Recomendo o primeiro disco dos portugueses Fandango. Que são Luis Varatojo e Gabriel Gomes, com anos e anos de música noutros projectos, mas que agora criaram uma electrónica com sonoridade portuguesa, nomeadamente com a guitarra que tem um som inconfundível. Vi-os no Lisb//On ao vivo e o cd é de comprar.

Revista

Uma daquelas revistas para comprar e guardar, a edição de Setembro da "Grands Reportages - Hors Série" é dedicada às "Voyages Extraordinaires en Train". Viagens de comboio pela Austrália, Teerão-Istambul, México, Sri Lanka, entre várias outras. Imagens e histórias belíssimas.

Restaurante

Descobri por mão amiga um restaurante cabo-verdiano, chama-se Tambarina. Os preços são quase dados e é excelente. Ali comi na terça a melhor cachupa dos últimos anos. Perto de Santos e da calçada do Combro.. 

Sem comentários:

Enviar um comentário