terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Dumping

Estive a ouvir o podcast da Guess What que teve como convidado o Rui Marques.
Duas notas importantes: Primeiro, o sentimento de que cada vez mais é maior a oferta integrada de serviços de comunicação, e que essa é uma valência com futuro. Concordo.
Segundo, discordo totalmente, de que são as novas agências - e nesse podcast fazem-se considerações pouco claras, é bom esclarecer com nomes pois os que são profissionais não gostam - que fazem "dumping".
Meus amigos, há um mês a Special One - agência de comunicação do Grupo BO - foi consultada por um cliente. Fiquei posteriormente a saber que foram consultadas mais 5 agências e que duas - uma grande e outra média - apresentaram propostas uma 700 euros e outra 500 euros abaixo da nossa. Eu apresentei valor igual ao pago actualmente e a Special One é uma agência séria, já com trabalhos de grande visibilidade, mas nova. Então como ficamos?
E já agora por que é que não perguntam ao Presidente da Apecom sobre uma avença que tinha que era de 4500 euros, depois apareceu uma agência média/grande que ficou com o mesmo cliente por 2500 euros e este ano já baixou o preço outra vez para não perder o cliente.
Meus amigos, o dumping é feito por todos, mas sobretudo por quem passa por maiores dificuldades. Vejam as vitórias e as derrotas deste mês e do próximo trimestre e vão perceber por que é que eu habitualmente tenho razão antes de tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário