segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Marketing Taurino

A tauromaquia é uma área que envolve interesses de milhões, nomeadamente onde a festa é mais vivida, em Espanha.
O passa-palavra sempre foi muito importante nesta festa, em que os aficionados vão ouvindo de outros os tiunfos dos matadores.
Neste fim-de-semana, ao ler a Aplausos (uma revista espanhola de tauromaquia basicamente dedicada ao toureiro apeado, aquele que prefiro), via que matadores e seus apoderados não deixam de apostar no marketing em páginas e páginas de publicidade.
Chechu - "La belleza del toreo"
Uceda Leal - "lento y largo, en estas palabras está toda la síntesis estética de torear los toros bien"
Pepe Moral - "Hay futuro"
Javier Valverde - "La fuerza del querer"
El Capea - "siempre a más"
Luis Bolivar - "En España, Francia y America...todo un triunfador"
Ortega cano - " "La essencia del arte en su ultima temporada"
E a que mais gosto é a de Julio Aparicio: "só os génios perduram no tempo" (uma frase de Camáron de la Isla).
Com a excepção de Ortega Cano e Julio Aparicio, dois dos mais velhos matadores em actividade, não há registo de publicidade dos grandes da actualidade: José Tomás, Enrique Ponce, Morante de la Puebla, El Juli, Sebastian Castella (o grande triunfador da temporada). Ou dos jovens lobos que fazem a capa da revista: Daniel Luque, Miguel Tendero ou Ruben Pinar.
Por sinal o poster da revista é de outro génio que muito aprecio: Miguel Angel Perera.
Sinal de que o melhor marketing são os triunfos.

Sem comentários:

Publicar um comentário