domingo, 2 de novembro de 2014

Sugestões para a semana

Livros

"O Pintassilgo", Donna Tartt, Editorial Presença, 893 páginas. Venceu o Prémio Pulitzer, considerado o melhor livro de 2013 e para mim do melhor que estou a ler em 2014. Minha companhia desde domingo passado, completamente entusiasmado com a entrada de Theo no mundo do crime. Recomendo totalmente.

"Os Salteadores do Nilo", Steven Saylor, Bertrand Editora, 375 pág. Eu sou um grande admirador, tenho todos os livros, de Gordiano, o Descobridor. O investigador criado por Saylor bem no meio da Roma Antiga. Desta vez a sua capacidade de observação andará por Alexandria. Mas os pormenores históricos continuam soberbos como desde o primeiro livro "Sangue Romano" ou depois o excelente "Enigma de Catilina".

"Amálgama", Rubem Fonseca, Sextante editora, 142 pág. O grande escritor brasileiro é um dos meus "xodós". Esta não é de perto nem de longe uma das suas melhores obras. Mas no meio do seu bizarro e burlesco, há sempre algo de genial.

"Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto", Manuel Pintão e Carlos Cabral, Porto Editora, 571 páginas. Obra sumptuosa e quase definitiva sobre uma das nossas marcas mais conhecidas no mundo. Para enólogos e para o cada vez maior número de curiosos sobre o vinho, uma obra indispensável.

Cinema

Na televisão o filme da semana dá na RTP2 no sábado às 22.30: "A verdade do medo". O último filme realizado na América por fritz lang. Daquelas obras que marcam a colheita dos anos 50, com Joan Fontaine e Dana Andrews.
Para comprar, aproveitem o preço baixo de "As Noites de Cabíria", um dos grandes filmes, e um dos meus preferidos, de federico Fellini.

Séries

Na televisão continuo a sugerir a crueza e a genialidade de "The Knick", realizada por Steven Soderbergh e no topo do elenco Clive Owen. A surpreender-me pela qualidade dos protagonistas e com uma história e diálogos fantásticos "The Affair", ambas no TVSéries.
Para comprar, aproveitem a preço de pechincha a compra das 5 temporadas de uma das melhores séries jamais criadas: The Wire.

Documentários

Na terça, no ARTE, às 22.50h, "China; Entre fracturas e mudanças". Sobre os movimentos democráticos na China, 25 anos depois do massacre de Tiananmen.

Revista

É quase um livro, de capa dura, a edição especial da "História" (francesa), "Tintin et la mer". Todas as explorações, tesouros, barcos que povoam todas as aventuras do repórter mais conhecido do mundo.

Restaurante

Colina, numa perpendicular da 5 de outubro, a mesma simpatia de sempre, boa cozinha, peixe e carne de categoria.

Sem comentários:

Enviar um comentário