domingo, 8 de fevereiro de 2015

Sugestões para a semana

Livros

"O Último Europeu", Miguel Real, D. Quixote, 277 páginas. Romance que é uma nova utopia passada em 2284. Uma Europa dominada por clãs guerreiros e uma pequena porção de território onde subsiste a felicidade. No momento conturbado actual que vive o projecto europeu, uma boa dose de imaginação para vermos o amanhã.

"Os Melhores Contos Espirituais do Oriente", Ramiro Calle, Esfera dos Livros, 430 pág. Pequenas histórias acompanhadas de pequenos comentários morais. Um livro para saborear devagar e retirar ensinamentos.

Cinema

Esta semana em casa podem ver 3 filmes fundamentais se querem perceber o que é cinema de qualidade. Na quarta e no sábado, às 22h no TVC2, "Lawrence da Arábia", de Davin Lean com o portentoso Peter O'Toole no seu papel inesquecível, e "Quem tem Medo de Virginia Woolf?", filme de Mike Nichols, brutal de diálogo e confronto de dois actores e personalidades marcantes: Elizabeth Taylor e Richard Burton.
No sábado também, na RTP2, 22.40h, "Ter ou Não Ter", do grande Howard Hawks, mas sobretudo para perceberem como nasceu o casal Humphrey Bogart/Lauren Bacall.

Séries

Tenho mencionado as melhores que têm sido estreadas, mas queria referir ainda "The Honourable Woman", e as recém estreadas na SIC e TVSeries, "Blacklist" (2a temporada) e Banshee (3a temporada). A primeira é crua sobre Israel e palestinianos com ingleses pelo meio, as outras duas mais de acção.

Documentários

Ambos no Arte. Na terça, 0.35h, "Natureza: o novo Eldorado da finança", sobre o cada vez maior investimento da banca em empresas e projectos ligados ao ambiente; e no mesmo dia, 22.55h, "Ronald Reagan - um ídolo controverso". Uma outra visão sobre o Presidente que mantém ainda elevados índices de popularidade.

Restaurante

Recomendo ali muito perto do Cais do Sodré, Travessa do Alecrim, um clássico que começou na linha e que em boa hora veio para Lisboa: o "Mesón Andaluz". Restaurante de tapas à espanhola, queijos magníficos, o "Morcon" é imperdível, o pão é uma tentação, mas é complicado estar a indicar o melhor dos ariados pratos que por ali são servidos. E ainda boa selecção de vinhos e uma carta de charutos para quem quer juntar mais um prazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário