domingo, 15 de fevereiro de 2015

Sugestões para a semana

Livros

"Dora Bruder", Patrick Modiano, Porto Editora, 111 páginas. Quando lhe atribuiram este ano o Nobel, eu não o conhecia. Esteé o primeiro livro que li dele e gostei bastante. Um combate contra o esquecimento, a memória da ocupação nazi, uma escrita sóbria, contida, mas bela.

"O Mestre e Margarida", Mikhail Bulgakov, Presença, 422 pág. A última obra deste grande mestre ucraniano e que morreu na Rússia, em nova tradução e edição. Realismo satírico sobre o capital russo, o bem e o mal e a crucifação de Jesus pululam nestas páginas maravilhosas.

Cinema

"Ida", de Pawel Pawlikowski, um filme genial, com uma fotografia a preto e branco belíssima. Uma descoberta sobre si própria de uma noviça, Anna, que descobre que o seu verdadeiro nome é Ida.
"Beckett", a comprar a bom preço esta película nomeada para 12 Óscares, de Peter Glenville, com Richard Burton e Peter O`Toole. Para recuarmos ao século XII em Inglaterra.

Série

A estreia muito aguardada de "Empire", na quinta, na fox life

Documentário

No ARTE, 7.55h, terça, "A dívida: uma espiral infernal?". Quando se comenta diariamente a Grécia e a desconstrução da Europa, nada melhor do que ver este documentário para percebermos onde estamos metidos.

Música

É muito raro comprar cd`s, mas recomendo o que comprei esta semana: a banda sonora de "Em parte incerta" (Gone Girl), filme de David fincher, que entregou a trilha musical a Trent Reznor e Atticus Ross, como o havia feito em "A Rede Social". É um cd magnífico.

Restaurante

Ali ao Rato, ainda ontem lá jantei, o S. Comida portuguesa, com base em bons petiscos e boa carta de vinhos.   

Sem comentários:

Enviar um comentário