segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A Ordem dos Consultores de Comunicação (2)

Provavelmente fui dos primeiros a escrever sobre a necessidade de criação de uma Ordem dos Consultores de Comunicação. Foi aqui em 19 de Julho do ano passado. E tenho visto com agrado mais gente a falar dessa ideia.

Como poderão observar, mantenho o que escrevo, a Ordem não é incompatível com a existência de outras associações empresariais, nomeadamente a APECOM.

Traço nesse post de Julho uma série de linhas-mestras do que deve ser a actuação dessa Ordem. E no post-scriptum deixo a ideia de que são necessários "cabelos brancos" nesta primeira fase de arranque.

Um bastonário deve ser na primeira fase de afirmação alguém experiente, que saiba falar sobre o sector, que domina a linguagem do universo mediático e que não tenha medo de ser acutilante quando o ofenderem pessoalmente, à Ordem ou à generalidade dos consultores.

É que devemos ser diplomatas, ter um discurso optimista e de confiança, apoiar os novos talentos, dar força a quem está a começar o seu negócio ou a quem dá os primeiros passos em Conselho em Comunicação, mas nunca devemos levar ofensas desajustadas para casa. É uma regra simples para dormir de consciência tranquila.

Para o arranque dessa Ordem há muitas coisas a estudar, modelos a procurar, questões jurídicas e financeiras. Não é fruto de trabalho de uma pessoa só, isso é impossível.

No início da semana passada, uma pessoa (que se quiser eu divulgo o nome com muito gosto)sugeriu-me que começasse a trabalhar nessa ideia. Escreveu-me que têm de ser algumas pessoas a reunirem-se para que a ideia alastrasse. Dei vários nomes interessantes para que se pudessem juntar boas vontades, gente experiente e mais nova, homens e mulheres.

Não tenho tanta disponibilidade de tempo assim, mas quero avisar os interessados que estou disponível para ajudar a construir uma Ordem dos Consultores de Comunicação, quem estiver interessado que apite. Dentro da minha disponibilidade farei um esforço para ajudar pelo menos com ideias e sugestões.

3 comentários: