quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Os políticos «ocasionais»

Eu gosto de Mário Soares. Muita gente não gosta, mas eu tenho a simpatia por ele que me foi incutida pelo meu avô, dos primeiros socialistas portugueses, mas que sempre foi soarista.

Passam os anos e Soares continua com uma lucidez e uma vitalidade que poucos têm. A Vitor Gaspar chama «técnico de economia» e diz que ele é um «político ocasional». E chama a atenção que neste momento «são precisos políticos».

Sobre Vitor Gaspar, a genialidade de Ferreira Fernandes fê-lo descrever como o «homem que sempre que fala, desperta a sensação do cinquentenário que faz um exame à próstata».

Pode ser inflexibilidade do ministro, mas passaram dois meses e ainda não lhe explicaram que os portugueses não são números são gente. Pode ser um mago das finanças, mas, quando fala, comunica com as pessoas. Faz política.

O grande desafio comunicacional de Vitor Gaspar é perceber que é um político no poder e não meramente um contabilista.

1 comentário:

  1. Livramento8/9/11 03:14

    Discordo. É graças aos politicos "a sério" que chegámos a este estado quase terminal. Mais que nunca, precisamos é de gente competente. Com isto, não estou a dizer que este ministro é ou não competente. Espero bem que sim, para bem de todos nós.

    ResponderEliminar