quarta-feira, 21 de março de 2012

Sporting Património e Marketing na SAD: uma decisão estranha

Ontem foi comunicado que a SPM-Sporting Património e Marketing será integrada na SAD do Sporting, sendo apresentadas determinadas justificações.

Para quem se preocupa mais com a bola na baliza isto pode não dizer muito, mas é muito estranho no mínimo e terá muita relevãncia para o futuro do Sporting.

Para ser mais claro, basicamente o valor do estádio e o seu direito de superfície serão integrados na SAD e através de manobras contabilísticas limpar-se-á o seu passivo que é extremamente elevado como todos sabemos.

O problema é o seguinte: temos assistido nos últimos tempos a uma busca incessante por investidores na SAD. Investidores esses que estariam interessados no futebol do Sporting, nos seus activos e nas jóias da sua formação, é essa a ideia que tem passado e não me repudia, ficando apenas por saber com que percentagem da SAD fica o Sporting Clube de Portugal. Sendo desta maneira, o centro desta opção, o negócio em si, seria apenas o futebol.

Porém com esta passagem da SPM para a SAD o foco do negócio será outro. Simples: quem comprar a SAD, os tais milionários estrangeiros, para lá do futebol agora compram também estádio e o seu direito de superfície, como consta. O centro de negócio deixará de ser apenas o futebol e entra no campo do imobiliário, o que atrairá, naturalmente, mais investidores.

E se a venda da SAD, o negócio do futebol não me choca e não sou contra (esperando apenas qual a participação do clube na SAD), já o negócio que assim pode ser criado incorporando na SAD estádio e o seu direito de superfície (se assim não for terá de ser esclarecido) contesto veementemente se ele não for ratificado pelos sócios.

Negócios destes não podem ser apresentados em comunicados de imprensa, os sócios devem ser ouvidos e devem colocar as suas dúvidas. O tempo dos cheques em branco já lá vai.

3 comentários:

  1. Afinal o Sporting apenas vai reproduzir o que fez o Benfica....curiosamente, caro Rui, penso que com esta integração o negócios fica menos apetecível....Porque em termos de futebol e academia o Sporting é topo mundial, no que toca aos activos imobiliários...mais do mesmo...

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  2. "E se a venda da SAD, o negócio do futebol não me choca e não sou contra (esperando apenas qual a participação do clube na SAD), já o negócio que assim pode ser criado incorporando na SAD estádio e o seu direito de superfície contesto veementemente se ele não for ratificado pelos sócios."

    Isto significa que nao achas necessário que a venda da SAD seja ratificada pelos sócios, ao contrário da venda da Património e Marketing (que passa agora a ser da SAD)? Em que medida a participaçao do clube na SAD condiciona a tua concordância? Se fôr ratificado pelos sócios, deixarás de contestar veemente?

    Faço estas perguntas por dois motivos: primeiro para compreender melhor as ideias do post e segundo para clarificar se te estás a posicionar sobre esta fusao (de duas empresas com o mesmo accionista maioritário, que é o clube, isto é, os sócios) em funçao de uma hipotética decisao estratégica de mercado que *a acontecer*, nao só apenas aconteceria num futuro, como estaria condicionada a uma aprovaçao dos sócios.

    saudaçoes leoninas,
    tiago

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  3. Totalmente de acordo.Em assuntos desta natureza os sócios devem SEMPRE ser ouvidos e a sua decisão é soberana! Deu jeito esta altura de contestação ao incompetente do Lavradio...S.Leoninas.

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