sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Figura de comunicação de 2012: os consultores de comunicação

Este ano não houve, no meu entender, figuras que se destacassem. O mercado está em retracção, não houve muitas conquistas, as intervenções também não foram muitas.

Numa altura em que as empresas de Conselho em Comunicação se adaptam aos novos tempos de crise e algumas têm sobrevivido com muitas dificuldades, escolho como figuras do ano da comunicação todos os anónimos que trabalham diariamente no meu sector.

Continuam a trabalhar diariamente com o maior dos profissionalismos em diferentes áreas, mas sabem que enquanto as empresas que às agências recorrem vão diminuindo o seu investimento, cortando ou reduzindo os seus "fees", o grau de exigência não diminui.

Quando a economia de um país entra em crise, onde as empresas primeiro cortam, estupidamente, é nas áreas de comunicação, publicidade e marketing. É um erro crasso de gestores que não percebem que a comunicação, a boa, é fundamental para reforçar e potenciar as suas marcas. Aliás, há ainda um grande trabalho a desenvolver pelo sector na consolidação e valorização do nosso trabalho.

Os consultores de comunicação no planeamento que elaboram, na gestão de crises, na assessoria mediática que desenvolvem são essenciais no trabalho de uma agência. Sabemos que muitas vezes quando há uma empresa de comunicação contratada, isso advém da credibilidade da mesma ou muitas vezes na confiança na pessoa que lidera e que dá visibilidade a essa empresa de Conselho em Comunicação.

Mas são os consultores anónimos que, todos os dias, fazem rolar o trabalho. O líder, o CEO, é um  embaixador, um relações públicas, que depende muito do bom trabalho realizado pelas suas equipas´.

É para estes anónimos trabalhadores, que nunca sabem muitas vezes o dia de amanhã, pois temos uma profissão muito parecida com um treinador de futebol, em que deparamos com oscilações de humor dos clientes e com oscilações de resultados que não dependem só de nós que deixo esta homenagem.

Que mantenham o bom trabalho em 2013, pois um sector forte de Conselho em Comunicação só se faz com o competente trabalho diário dos consultores de comunicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário