domingo, 18 de setembro de 2016

Sugestões para a semana

Livros

«O Czar do Amor e do Tecno», Anthony Marra, Teorema, 382 páginas. Livro fabuloso, melhor livro do ano para New York Times, Washington Post, entre outros, a história de um artista, um pintor, que se torna um censor na União Soviético, eliminando de fotografias e pinturas os ditos, no tempo, «inimigos da revolução». A ler e já dei destaque no meu facebook.

«A Guerra Não Tem Rosto de Mulher», Svetlana Alexievich, Elsinore, 392 pág. É o segundo livro, depois das «Vozes de Chernobyl», que é publicado da vencedora do Nobel por esta editora. Este é o primeiro da autora. «Não escrevo sobre a guerra, mas sobre o ser humano na guerra. Não escrevo a história da guerra, mas a história dos sentimentos. Sou historiadora da alma». Depois, é o seu habitual, e genial, estilo de caleidoscópio de experiências que transporta com sensibilidade para o papel.

«Skype com Deus», Bruno Costa Carvalho, Glaciar, 67 pág. Livro que se lê com gosto e num ápice. Tenho grande estima pelo autor, que aqui exercita um diálogo criativo, imaginado com Deus. Alguém não teve já a tentação de agradecer, em tempo de alegria, ou de questionar quando algo corre mal a divindade ou divindades em que acredita? Por Skype vemos que Deus está mais perto de nós e tem quase os mesmos gostos que nós.

Cinema

Em casa, na RTP2, na quarta, 23.20h, um dos mais belos filmes do Peter Greenaway, «Os Livros de Próspero», inspirado na "Tempestade" de Shakespeare.
Sexta, no TVC1, 21.30h, um dos melhores saídos de Hollywood no ano passado: «Sicário».
Em sala, no Nimas, regressa em versão digital restaurada e remasterizada, na quinta, um dos clássicos do cinema moderno: "Taxi Driver", de Martin Scorsese. Tenho a certeza de que quem já o viu umas dez vezes voltará ao escurinho do cinema.

Séries

Na RTP2 estamos já na segunda semana da segunda temporada de «Príncipe», série de produção espanhola, passada em Ceuta, sobre terrorismo e que não sendo nenhuma obra-prima é uma agradável produção europeia e uma boa alternativa.
Na quinta regressa uma espécie de Dallas nó hip-hop e R&B em Empire, na fox Life.

Documentários

Vou chamar-lhe documentário, sabendo que é uma série, mas é uma produção do canal História que se estreia amanhã às 22h. "Barbarians Risings" sobre as diversas civilizações e tribos que atacaram e sucederam ao Império Romano.
No TVC2, na quarta, 19.15h, para aquelas pessoas que gostam de passar o fim-de-semana no IKEA, que tal conhecerem Ingvar Kamprad «O homem que mobilou o mundo», o fundador da conhecida marca sueca.

Bar/Restaurante

Aproveitando o bom tempo que ainda vai continuar, aproveitem o pôr~do-sol e dêem um pulo a uma das ruas mais «cool» de Lisboa, a rua de São Paulo, e logo ali no 218, ao lado do elevador da Bica, vão ter o prazer de conviver com um dos homens mais míticos dos tempos em que o Bairro Alto era bom, o meu amigo Hernâni Miguel, no seu bar Tabernáculo, onde podem comer umas deliciosas tapas e também todos os dias um prato esmerado com qualidade. Tudo acompanhado com um bom vinho da Bacalhoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário