sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A comunicação do Sporting e a pressão de Godinho Lopes aos árbitros

Godinho Lopes reagiu 6 dias depois ao sucedido no jogo Sporting-Olhanense. Reagiu, e repito o verbo reagir porque não agiu, apenas reagiu, no seguimento da apresentação de um documento para melhorar a arbitragem.

Reagiu bem, mas tardiamente. Naquele sábado, no final do jogo, devia ter chamado os jornalistas e devia ter dito apenas isto: «Meus amigos, comigo a brincadeira com o Sporting Clube de Portugal acabou». A pressão seria forte e ancorada na imagem de Presidente do Sporting.

Depois, como já deve saber, e é fundamental, o trabalho de influência sobre os verdadeiros mecanismos que controlam o futebol deve ser realizado nas trevas. É no poder das trevas que se decidem os sortilégios do nosso campeonato e é nas trevas que se deve agir e aí contará com a preciosa colaboração de Luís Duque.

Mas falo da comunicação, das suas debilidades para me focar noutro aspecto. Em Abril de 2003 uma pessoa disse-me o seguinte: «Rui, assessores do possível há milhares, assessores do impossível contam-se pelos dedos das mãos».

O que eu quero dizer é que ser director de comunicação de um clube não é sentar-se ao lado treinador e dizer: «boa noite vai iniciar-se a conferência de imprensa» e no final dizer «boa noite, obrigado». Isso qualquer robot de baixa qualidade faz.

Um director de comunicação tem de conhecer o universo Sporting, conhecer os seus activos e promovê-los. Querem um exemplo: o melhor central do campeonato de sub 20 chama-se Nuno Reis. E é do Sporting, mas infelizmente alguns elementos não o sabem como também não sabiam que o Wilson Eduardo era emprestado ao Olhanense.

Hoje, e noutros dias, vejo notícias do Tiago Ferreira e do Roderick (espreitem o Correio da Manhã) e o central que é o pilar da equipa, juntamente com o avançado Nélson Oliveira, não aparece nas trutas blindadas com elevadas cláusulas de rescisão.

Um bom director de comunicação já teria o perfil do jogador feito, a sua história de vida, a sua ligação ao clube e as presenças em representação da nossa selecção. E sabem porquê? Porque é um activo do clube e devemos promovê-lo, bem como é inacreditável que não tenha sido chamado a estágio e merecia depois da sua magnífica prestação treinar com os seniores para Domingos o ver.

Auguro que o responsável de comunicação do clube - o sr. Carlos Barbosa que se encontra em gozo de férias na Croácia - nunca viu o Nuno Reis jogar, e além disso ele foi o único e exclusivo responsável pela contratação da directora de comunicação que é bonita, mas não tem experiência nem currículo para o cargo que desempenha e que ainda não percebeu que o Sporting é uma grande instituição, com activos que precisam de ser valorizados e promovidos e não um palco para a exibição dos seus deliciosos vestidos verdes.

Se lerem o meu post, e eu sei que lêem, agradecia que amanhã algum jornal desportivo trouxesse um perfil e merecido destaque para o Nuno Reis. O Sporting e a Marca Sporting agradecem.

3 comentários:

  1. Caríssimo Rui,

    Concordo plenamente com o que diz, e onde quero antecipar-me aos jornais de amanha dizendo que eu próprio com ajuda de um adepto leonino temos já ao merecido destaque do nosso central Nuno Reis aqui: http://www.supersporting.net/%C2%ABpocos-de-talento%C2%BB-por-luis-castelo/

    Tendo já um artigo agendado para amanha mais simplificado sobre o futuro capitão do Sporting Clube de Portugal.

    cumps,
    Pedro Pinto
    SL

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  2. boa tarde Rui. Tanto quanto sei o Presidente do Sporting falou neste documento e apresentação do mesmo no mês passado ainda a época não tinha começado. Em relação à comunicação julgo que o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido é melhor do que em épocas anteriores, independentemente de ser uma mulher bonita ou não...

    votos de continuação de um bom trabalho

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  3. Completamente de acordo.
    Saudações Leoninas!

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